Levantamento Socioeconômico Imprimir
Acesso ao Formulário para Levantamento


Procedimentos e orientações para uso do Sistema LSE


O Formulário para Levantamento Socioeconômico elaborado pela COHAB/SC é bastante abrangente e utilizado para obter dados visando a elaboração de Projeto Técnico Social, em qualquer modalidade de empreendimento solicitada pelo município ou entidade.

Tem como objetivos principais:

a) identificar necessidades da população;

b) definir o tipo de projeto físico e modalidade da obra solicitada pelo requerente;

c) traçar o perfil da população a ser atendida.

1. O município ou entidade interessada em utilizar o Sistema LSE, para cadastro e tabulação de dados socioeconômicos, deverá entrar em contato com a Gerência de Operações, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (48) 3271-7200.

2. A digitação dos dados do levantamento socioeconômico é feita em duas partes. Na primeira parte se digita os dados correspondentes ao Cadastro Socioeconômico, acessado pela opção respectiva na página da COHAB/SC, que corresponde aos quadros A a E do formulário em papel. Na segunda parte, com a utilização de código gerado pela COHAB/SC, será permitido o acesso ao Levantamento Socioeconômico, na página da COHAB/SC para cadastro dos dados complementares (quadro F), onde serão identificados os entrevistados que farão parte do respectivo levantamento.

3. O cadastro dos dados poderá ser feito diretamente na presença do entrevistado, ou pela digitação dos dados contidos no formulário em papel, previamente preenchido. A COHAB/SC disponibiliza na sua página, o formulário em formato documento, para impressão, caso haja interesse ou necessidade.

4. Outras orientações importantes para o preenchimento/digitação do formulário:

4.1. Quando o formulário contiver dados do parceiro (cônjuge ou companheira(o)), o entrevistado deverá ser aquele que possuir ou apresentar a maior renda.

4.2. O formulário/Sistema não permite o cadastro como interessado daquele que já possui cadastro como parceiro (cônjuge ou companheira(o)).

4.3. Os dados registrados no formulário deverão representar a situação e o interesse real do entrevistado e deverão ser, sempre que possível, comprovados com documentos apresentados (CPF, CI, comprovante de renda, etc).

5. Preenchimento/digitação do formulário de levantamento socioeconômico:
Município/entidade — informar o nome do município ou entidade responsável pelo levantamento (utilizado somente no formulário em papel)


QUADRO A – Identificação [dados do entrevistado]

01) Nome: informar nome completo

02) Data de nascimento: informar data de nascimento no formato dd/mm/aaaa

03) CPF: informar o número completo do CPF (11 dígitos)

04) Número de identidade: informar o número de identidade de acordo com o documento apresentado, incluindo números, letras e outros caracteres

05) Órgão emissor/UF: informar o nome ou sigla do órgão e estado que emitiu o documento de identidade apresentado

06) Data da emissão: informar data da emissão do documento de identidade no formato dd/mm/aaaa

07) Filiação: informar o nome completo dos pais, mesmo que falecidos.

08) Naturalidade: assinalar/selecionar a alternativa referente ao local de nascimento

09) Sexo: assinalar/selecionar a alternativa correspondente

10) Situação civil: assinalar/selecionar a alternativa correspondente a situação civil atual

11) Nível de instrução: assinalar/selecionar a alternativa correspondente

12 a 17) Endereço residencial: informar o endereço de forma completa, não utilizar abreviações, citar o número do imóvel e complementos (ex: apartamento, quadra, lote, bloco, etc). Caso resida no interior, identificar a localidade (ex: linha, estrada geral de .., etc.). Informar também o nome do bairro, o CEP, nome do município e a unidade da federação (SC)

18) Fone residencial/contato: informar o número de um telefone através do qual o entrevistado possa ser contatado

19) Tempo de serviço no município de residência: assinalar/selecionar a alternativa correspondente

20) E-mail: informar o endereço eletrônico

21) Profissão/ocupação: informar o nome da profissão ou ocupação

22) Remuneração (R$): informar o valor da renda bruta mensal em reais

23) Nº do NIS: informar número de identificação social

24) Nº CadÚnico: informar número do cadastro único

25) Pessoa com deficiência: selecionar/identificar a(s) deficiência(s), caso existam


QUADRO B – Dados do Parceiro [cônjuge ou companheiro(a)]

01) Nome: informar nome completo

02) Data de nascimento: informar data de nascimento no formato dd/mm/aaaa

03) CPF: informar o número completo do CPF (11 dígitos)

04) Número de identidade: informar o número de identidade de acordo com o documento apresentado, incluindo números, letras e outros caracteres

05) Órgão emissor/UF: informar o nome ou sigla do órgão e estado que emitiu o documento de identidade apresentado

06) Data da emissão: informar data da emissão do documento de identidade no formato dd/mm/aaaa

07) Filiação: informar o nome completo dos pais, mesmo que falecidos.

09) Sexo: assinalar/selecionar a alternativa correspondente

10) Situação civil: assinalar/selecionar a alternativa correspondente a situação civil atual

11) Nível de instrução: assinalar/selecionar a alternativa correspondente

12) Profissão/ocupação: informar o nome da profissão ou ocupação

13) Remuneração (R$): informar o valor da renda bruta mensal em reais

14) Pessoa com deficiência: selecionar/identificar a(s) deficiência(s), caso existam


QUADRO C – Situação habitacional / Propriedade de imóvel

01) Tempo de residência no município: assinalar/selecionar alternativa correspondente

02) Forma de ocupação: assinalar/selecionar alternativa correspondente

03) Valor do aluguel/prestação (R$): informar valor do aluguel se a forma de ocupação for alugada. Informar valor da prestação se a forma de ocupação for própria financiada

04) Situação de risco da área do terreno: assinalar/selecionar alternativa correspondente

05) Localização: assinalar/selecionar alternativa correspondente

06) Número de famílias na residência: assinalar/selecionar alternativa correspondente

07) Situação jurídica do terreno: assinalar/selecionar alternativa correspondente somente se a forma de ocupação (item 2) for própria quitada ou financiada

08) Propriedade de imóvel: assinalar/selecionar alternativa correspondente somente se a forma de ocupação (item 2) for alugada ou cedida

08.1) Em que município fica localizado: informar/selecionar município de localização do imóvel, quando tiver sido informado possuir imóvel, no item 08

08.2) Possui escritura: informar/selecionar alternativa correspondente, quando tiver sido informado possuir imóvel, no item 08

08.3) Localização: informar/selecionar alternativa correspondente, quando tiver sido informado possuir imóvel, no item 08


QUADRO D — Informações quanto ao atendimento desejado

01) Preferência quanto ao projeto: assinalar/selecionar alternativa correspondente

02) Localização(município) de preferência: informar/selecionar município de preferência


QUADRO E – Composição familiar

Informar os dados para cada componente da família, exceto o próprio entrevistado e seu cônjuge ou companheira(o). Importante destacar que somente deverão ser informados os dados dos componentes que residam e continuarão residindo com o entrevistado. Observa-se, que no formulário eletrônico, os dados dos componentes são informados em procedimento separado.

01) Nome: informar o nome do componente da família

02) Parentesco: informar o número da alternativa conforme rodapé do quadro ou selecionar a alternativa correspondente

03) Data de nascimento: informar data de nascimento no formato dd/mm/aaaa.

04) Sexo: informar o número da alternativa conforme quadro A-9 ou selecionar a alternativa correspondente

05) Situação civil: informar o número da alternativa da situação civil, conforme quadro A-10 ou selecionar a alternativa correspondente

06) Instrução: informar o código da alternativa conforme quadro A-11 ou selecionar a alternativa correspondente

07) Deficiências: informar o(s) código(s) da(s) alternativa(s) conforme quadro A-25 ou selecionar a alternativa correspondente

08) Profissão/ocupação: informar o nome da profissão ou ocupação

09) Remuneração (R$): informar o valor da renda bruta mensal em reais


QUADRO F — Informações complementares (Infraestrutura da residência)
(Somente para Levantamentos socioeconômicos com código de acesso)

01) Área construída: assinalar/selecionar alternativa correspondente

02) Estado de conservação: assinalar/selecionar alternativa correspondente

03) Número de cômodos: assinalar/selecionar alternativa correspondente

04) Característica de construção: assinalar/selecionar alternativa correspondente

05) Abastecimento de água: assinalar/selecionar alternativa correspondente

06) Instalação de água: assinalar/selecionar alternativa correspondente

07) Energia elétrica: assinalar/selecionar alternativa correspondente

08) Eliminação de dejetos: assinalar/selecionar alternativa correspondente

09) Destino dado ao lixo doméstico: assinalar/selecionar alternativa correspondente.

10) Equipamentos comunitários próximos à residência: assinalar a(s) alternativa(s) correspondente(s)

11) Assinalar “sim” quando o novo projeto arquitetônico necessitar ser alterado, devido a existência de pessoa com deficiência física (exemplo: cadeirante).

Observação: espaço reservado para registrar situações especiais, a critério do entrevistador, como complemento ou detalhamento de dados informados