Cohab/SC completa 50 anos de história nesta sexta-feira

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) comemora 50 anos de história nesta sexta-feira, dia 14 de abril, em cerimônia a ser realizada no prédio sede, localizado no bairro Estreito, em Florianópolis, a partir das 15h. A empresa, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, é responsável pela política habitacional no território catarinense. Em cinco décadas de existência, mais de 66,3 mil famílias de todos os municípios do Estado foram beneficiadas com a moradia própria.

Criada com a finalidade de reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda, a COHAB atua na aquisição e legalização de áreas, elaboração de projetos e estudos técnicos sobre o setor de habitação, captação de recursos, medição e fiscalização de obras, além da comercialização de imóveis e acompanhamento sócio comunitário. A Companhia possui atualmente um corpo funcional enxuto, com 95 empregados distribuídos entre a sede (Florianópolis), cinco escritórios regionais (Joinville, Criciúma, Lages, Chapecó e Videira) e dois escritórios de apoio (Canoinhas e São Miguel do Oeste).

Ao longo dos últimos 50 anos, firmou parcerias com o Governo Federal, Governo do Estado, prefeituras, empresas privadas, cooperativas, sindicatos e organizações não governamentais para a implantação de diversos programas. As linhas de ações desenvolvidas compreenderam a construção de conjuntos habitacionais, financiamento de unidades isoladas urbanas e rurais, urbanização de assentamentos, reformas e ampliações de moradias, regularização fundiária e recuperação e reconstrução de habitações danificadas devido a fenômenos climáticos.

Para o diretor presidente da empresa, Ronério Heiderscheidt, a ocasião servirá para reforçar a importância do papel da Companhia, que tem como principais beneficiados as famílias catarinenses com renda de até três salários mínimos. “A moradia é um direito social assegurado na Constituição, sendo a habitação uma necessidade básica, essencial para uma vida digna. Celebrar esta data será também reconhecer o trabalho de todos aqueles que foram fundamentais por uma mudança significativa de milhares de cidadãos”, afirmou Heiderscheidt. Ao lado dele, compõem a atual diretoria executiva da empresa: Misael Canuto (Administrativo e Financeiro), Alessandra Klettenberg (Técnica e Operacional), Fernanda Haeming (Jurídica) e Jamir Schmidt (Fiscalização e Execução de Obras).

Para este ano, os projetos da COHAB preveem a parceria com o Ministério das Cidades na execução da terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida, a implementação do Programa Nacional de Habitação Rural e uma nova edição do Programa Cohab Cidadã, que garante subsídios para reformas e ampliações em moradias.

Informações adicionais: