Cohab/SC recebe nesta semana prêmio nacional com programa de reformas

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) recebe nesta quinta-feira, dia 2 de julho, o prêmio Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs (ABC) com o projeto Reforma Cidadã, ação que garante subsídio para a compra de materiais de construção a famílias de baixa renda. A entrega irá ocorrer no último dia do 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, na EXPO Dom Pedro, em Campinas (SP). O diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, e o diretor administrativo e financeiro, Misael Canuto, irão representar o órgão catarinense na premiação.

O Programa permitiu o cadastramento e o benefício para moradores de habitações vulneráveis e sem escritura de propriedade (registro de imóvel) — fator que muitas vezes os impedem de aderirem a programas do Governo Federal. Os recursos, no valor de até R$ 10 mil por família, foram destinados exclusivamente à compra de materiais para reforma das residências. A mão de obra ficou sob a responsabilidade da respectiva Prefeitura e/ou do beneficiário. Em duas edições promovidas desde o início do ano passado, foram atendidas até o momento 782 famílias em 47 municípios, com um investimento de R$ 4,96 milhões.

O Prêmio Selo de Mérito, que tem como objetivo estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social, integrará a programação do 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. Na ocasião, a Cohab/SC também será homenageado pelos seus 50 anos.

Participam do evento mais de 400 representantes de entidades públicas e privadas, sociedade civil, universidades, além de convidados do Governo Federal. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, estará presente no evento representando os governadores do Nordeste. Mais de 60 municípios e todos os 27 estados do Brasil enviarão representantes.

O público tem a chance de acompanhar por três dias mesas de debates e apresentações de projetos vencedores. A professora da Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade de Brasília Cristiane Guinancio irá falar sobre o papel dos estados e municípios para a qualidade dos projetos arquitetônicos e urbanísticos dos projetos de habitação social. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini será homenageado e será representado pelo desembargador Vinício Salles na abertura do Fórum para falar sobre o judiciário e os conflitos fundiários. A mesa de diálogos contará também com os desembargador Marcelo Martins Berthe, o assessor da presidência do TJSP, Wilson Levy, e o Secretário de Habitação de Bragança Paulista, Marcio Juviano Barros.

Moradia digna em debate

A mesa de diálogos sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida terá representantes do governo federal que irão falar sobre as expectativas para a terceira etapa do programa, e como os municípios abaixo de 50 mil habitantes serão atendidos. A Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, o vice-presidente de Habitação da CAIXA, Teotonio Rezende, e a presidente eleita da ABC, Maria do Carmo Avesani, irão participar deste debate.

A Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR -15.575/2013) é, pelo segundo ano consecutivo, um dos temas do evento. Representantes do Governo Federal, juristas e técnicos do setor habitacional irão debater sobre o impacto da implementação da norma sob os aspectos técnicos, jurídico e financeiro na habitação de interesse social.

62° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social
Data: 30 de junho, 1º e 2 de julho
Local: Expo Dom Pedro – Campinas (SP)

Maykon Oliveira – Assessor de Comunicação da Cohab/SC