Qualidade dos projetos do “Minha Casa, Minha Vida” será debatida no Fórum de Habitação

O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social será realizado na próxima semana, de 30 de junho a 2 de julho, na EXPO Dom Pedro, em Campinas-SP. Em sua 62ª edição, o evento homenageará Companhias de Habitação que comemoram 50 anos este ano. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e pela Companhia de Habitação Popular de Campinas.

Participarão do evento mais de 400 representantes de entidades públicas e privadas, sociedade civil, universidades, além de convidados do Governo Federal. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, estará presente no evento representando os governadores do Nordeste. Mais de 60 municípios e todos os 27 estados do Brasil enviarão representantes.

O público acompanhará por três dias mesas de debates e apresentações de projetos vencedores do Prêmio Selo de Mérito. A professora da Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade de Brasília, Cristiane Guinancio irá falar sobre o papel dos estados e municípios para a qualidade dos projetos arquitetônicos e urbanísticos dos projetos de habitação social. “Essa mesa de diálogos se fundamentará na metodologia desenvolvida por professores da UnB para avaliar os resultados do Programa Minha Casa, Minha Vida. Acredito que essa metodologia pode contribuir muito para a orientação e capacitação dos técnicos locais, aprimorando assim a qualidade dos empreendimentos desde o seu planejamento”, afirma Cristiane Guinancio.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini será homenageado e será representado pelo desembargador Vinício Salles na abertura do Fórum para falar sobre o judiciário e os conflitos fundiários. A mesa de diálogos contará também com os desembargador Marcelo Martins Berthe, o assessor da presidência do TJSP, Wilson Levy, e o Secretário de Habitação de Bragança Paulista, Marcio Juviano Barros.


Premiação e Homenagens

O Prêmio Selo de Mérito, que tem como objetivo estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social, também fará parte da programação do evento. A premiação ocorrerá na noite da quinta-feira (2 de julho), porém, durante todo o evento haverá debates sobre os projetos. Foram avaliados critérios como sustentabilidade, integração e complementaridade, alcance social, relevância urbana e qualidade do projeto arquitetônico e urbanístico.}

O público também poderá conhecer melhor os projetos e produtos do setor da construção civil e habitação visitando os estandes montados na Expo Dom Pedro. Durante a Sessão Solene de Encerramento, programada para o dia 2 de julho, a ABC irá homenagear a anfitriã Cohab Campinas e mais 13 Companhias de Habitação pelo Jubileu de Ouro.

Entre os homenageados com o Selo de Mérito Especial, estão os ex-presidentes da ABC e do FNSHDU, Mounir Chaowiche e o deputado federal Carlos Marun, pelos relevantes serviços prestados à habitação de interesse social. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, receberá o Selo de Mérito Especial pela importância do trabalho de produção dos Provimentos 18 e 21, de 2013, que deram um caráter pioneiro ao estado de São Paulo no tratamento da questão de regularização fundiária.

Moradia digna em debate

A mesa de diálogos sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida terá representantes do governo federal que irão falar sobre as expectativas para a terceira etapa do programa, e como os municípios abaixo de 50 mil habitantes serão atendidos. A Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, o vice-presidente de Habitação da CAIXA, Teotonio Rezende e a presidente eleita da ABC, Maria do Carmo Avesani irão participar deste debate.

A Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR -15.575/2013) é, pelo segundo ano consecutivo, um dos temas do evento. Representantes do Governo Federal, juristas e técnicos do setor habitacional irão debater sobre o impacto da implementação da norma sob os aspectos técnicos, jurídico e financeiro na habitação de interesse social.


SERVIÇO

62° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social
Data: 30 de junho, 1 e 2 de julho
Local: Expo Dom Pedro – Campinas/SP

Assessoria de imprensa
62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social
Edson Lima – Assessor de Comunicação
ABC – (61) 3327-2003
Celular: (61) 8625-6226
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Rua Felipe Schmidt, nº 249, 9º Andar, Centro Comercial ARS - Centro | Florianópolis (SC) - CEP 88.010-902 - Fone 0XX 48 3664-7100

logo_ciasc© 2010 | Joomla - v1.5 | Todos os Direitos Reservados