Investimentos por meio da COHAB/SC ultrapassam R$ 80 milhões em 2014

Os recursos para construção de moradias e obras de assistência social por meio da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) ultrapassaram R$ 80 milhões em 2014. De acordo com levantamento divulgado pela Diretoria Técnica e Operacional da empresa em dezembro, os investimentos aumentaram exponencialmente nos últimos doze meses, aumentando em 20 vezes o volume de recursos aplicados em relação a 2013.

Apenas em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) foram garantidos R$ 59,5 milhões em investimento. A Companhia passou a gerenciar e fiscalizar 126 obras no território catarinense: cem unidades de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), três Centro-Dia para Idosos, 12 Centros Regionais de Trabalho, Emprego e Renda no Sistema Nacional de Empregos (Sine), uma escola de ofício, um restaurante popular, três cozinhas comunitárias, quatro unidades de apoio à distribuição de alimentos e dois bancos de alimentos.

O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) formaram outra linha de trabalho executada pela Companhia no Estado. Em 2014, foram entregues 616 moradias a famílias de baixa renda, com um investimento de R$ 16,4 milhões. Enquanto o Minha Casa Minha Vida beneficia famílias da área urbana, o PNHR tem como objetivo subsidiar a produção ou reforma de imóveis a agricultores e trabalhadores rurais, pescadores artesanais, extrativistas, aquicultores, maricultores, piscicultores, comunidades quilombolas e povos indígenas. Os principais beneficiados pelo programa serão as famílias com renda anual bruta de até R$ 15 mil.

Implantado na atual gestão, o Programa Cohab Cidadã também apresentou bons resultados em 2014. A iniciativa contempla com subsídio famílias que possuem renda de até dois salários mínimos mensais. O valor varia entre R$ 5 mil e R$ 10 mil e deve ser direcionado a reformas e melhorias em habitações, como pintura, construção de banheiros, manutenção de piso ou telhado, entre outros. Até o momento foram contempladas 782 famílias de 47 municípios catarinenses. O total de recursos destinados ao programa de reformas foi de aproximadamente R$ 5 milhões.

Para o diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, os números demonstram um novo caminho para a empresa. “Este ano tivemos um salto na produção da Companhia graças a novas parcerias e a continuidade bem-sucedida de algumas ações. A meta para 2015 será manter os programas que têm obtido bons resultados e intensificar as linhas de trabalho para a construção e reforma de moradias, tendo como parceiros os governos federal, estadual e municipal, além de entidades e associações do setor habitacional”.