Arquiteta Viviane de Mello é homenageada com medalha de mérito

vivi
A arquiteta Viviane Cristina Matias Silveira de Mello, de 52 anos, foi eleita pelos colegas da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) para receber a Medalha de Mérito Funcional “Alice Guilhon Gonzaga Petrelli”. Viviane atualmente comanda a Gerência de Projetos da empresa, onde completou três décadas de serviços prestados ao Governo do Estado. "Foi a Cohab que moldou minha vida profissional. São 30 anos realizando uma atividade que gosto imensamente e que me dá muito prazer todos os dias de vir trabalhar", afirmou a homenageada.

Natural de Florianópolis, onde sempre viveu, Viviane é a primogênita de dois irmãos. Com o pai veterinário e a mãe comerciante, foi a precursora da família na área de arquitetura, profissão pela qual nutriu paixão desde a infância. Tem boas lembranças da época em que rabiscava casinhas nos blocos de papel que tinha em casa; desde pequena sempre soube que gostaria de “projetar”. Na hora do vestibular, não teve dúvidas: arquitetura! Em seu primeiro exame foi aprovada e ingressou na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Anos mais tarde cursou também a pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Começou sua história na Cohab/SC no dia 07 de fevereiro de 1984 como estagiária. Pouco mais de um ano depois foi oficialmente contratada. Viviane recorda com carinho do arquiteto João Carlos Bicca Zaniratti, seu mentor na empresa. Foi um professor marcante, que soube compartilhar seu conhecimento na área, e com quem ela trabalhou por 19 anos. Na empresa, sempre exerceu suas atividades no departamento de projetos. Não demorou a ter seu talento reconhecido e, aos 30 anos, tornou-se chefe do setor. Depois de uma reformulação na Companhia assumiu a Gerência de Desenvolvimento Urbano e Apoio Técnico (atual Gerência de Projetos), cargo que ocupa desde 2008.

Casada há trinta anos, Viviane tem o mesmo tempo de matrimônio e de carteira assinada. Mesmo próxima de completar o período necessário de serviço para a aposentadoria, ela não pensa em parar tão cedo. O reconhecimento dos amigos e colegas com a indicação do seu nome à medalha de mérito é prova da importância da sua trajetória e do seu trabalho para a empresa. Honrada e agradecida por ter sido eleita, acumula feitos importantes em sua carreira e ainda hoje se sensibiliza com o resultado do seu ofício: projetar melhorias e moradias com condições dignas para as famílias dos cidadãos catarinenses mais humildes.