Presidente da Cohab/SC inicia maratona de viagem para divulgar Programa A Casa é Sua
Cinco municípios catarinenses do Norte do Estado foram visitados pelo diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, no primeiro dia da agenda de viagem dessa semana. Ele percorreu os municípios de Itajaí, Balneário Piçarras, Barra Velha, Jaraguá do Sul e Rio Negrinho. Na quarta-feira, participa da solenidade de entrega de 30 casas populares em Monte Castelo e visita ainda os municípios de Três Barras e Canoinhas.

A missão dessa maratona é fortalecer a política de inclusão habitacional, com a divulgação efetiva do Programa A Casa É Sua, lançado dia 1º de julho pela Cohab/SC, que prevê  a titularidade definitiva dos imóveis a mais de 23 mil famílias catarinenses que receberam uma casa da Cohab nos últimos anos. Com a parceria das Prefeituras e Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs), a ação irá garantir mais de 95% de desconto nas taxas cartorárias para facilitar o acesso das famílias à escritura da residência. Aqueles que ainda possuem dívida com a empresa também terão até o dia 30 de setembro para renegociarem seus débitos com até 70% de desconto. As cidades a serem percorridas esta semana foram selecionados por apresentarem o maior número de mutuários com financiamento habitacional junto à Companhia.

A maratona

Na terça-feira, na Prefeitura Municipal de Itajaí, em audiência com o prefeito Jandir Bellini e com o secretário municipal de habitação, Laudelino Lamim, Ronério Heiderscheidt entregou em mãos os boletos de quitação para recebimento de escritura definitiva dos imóveis. Ao todo, 1270 famílias serão contempladas pela ação da Companhia e terão cerca de 97% de desconto para o registro da moradia em cartório. Deste total, 79 mutuários que ainda possuem financiamento ativo com a empresa terão até 70% de desconto para regularização dos débitos. Após a reunião, a equipe da Cohab visitou um terreno de propriedade do órgão no município, onde existe um projeto para a construção de 31 apartamentos.

Já no município de Balneário Piçarras, a equipe da Cohab foi recebida pelos secretários municipais Sílvio Fernando Bastos Alves (Assistência Social) e Francisco Telles (Planejamento e Obras). Na ocasião, o diretor presidente da Companhia apresentou as linhas de trabalho da gestão: o Programa Nacional de Habitação Rural, o Fundo de Arrendamento Residencial e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - integrantes do Programa Minha Casa Minha Vida -, além do Cohab Cidadã e Cohab Oportunidades - ações próprias da Companhia.

O diretor presidente reuniu-se com coordenador municipal de Habitação de Barra Velha, Alcemar Lima Jacques. Heiderscheidt apresentou os boletos do Programa A Casa é Sua, que irá beneficiar 84 famílias do município. Mais de 70 delas ainda poderão renegociar sua dívida com desconto para garantir o registro da escritura da residência. Na sequência, a equipe visitou os conjuntos habitacionais localizados no município com o responsável pelo setor da Prefeitura.

Já início da tarde desta terça-feira, a equipe da Cohab/SC teve audiência na Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. O encontro reuniu o diretor presidente do órgão estadual, o prefeito Dieter Janssen e o secretário municipal de Habitação, Antônio Marcos da Silva. Na ocasião, Heiderscheidt reforçou a divulgação  do Programa A Casa é Sua. Na cidade, 160 famílias poderão obter a escritura da moradia por aproximadamente R$ 111, graças a uma parceria entre Cohab e Prefeitura. As famílias terão até o dia 30 de setembro para pagar a taxa de ITBI de valor reduzido para a administração estadual.

Já no município de Rio Negrinho, a equipe da Cohab esteve reunida com o prefeito Alcides Grohskopf, o secretário municipal de Habitação e Promoção Social, Agostinho Odisi, o secretário da Regional (SDR) de Mafra, Wellington Bielecki, e o gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR, Marco Viliczinski. No município, 213 famílias estão sendo contempladas com o Programa A Casa é Sua, que prevê facilidades para a obtenção da escritura pública da residência. Os mutuários, que já quitaram sua dívida com a Cohab, terão até 30 de setembro para o registro do imóvel junto à Prefeitura com cerca de 97% de desconto.