Com agenda intensa, presidente da Cohab/SC recebe representantes de 10 municípios catarinenses
Com uma agenda intensa nesta quarta-feira, dia 31, o diretor presidente da CohabSC, Ronério Heiderscheidt, reuniu-se na sede da Companhia, na Capital, com representantes dos municípios de Cerro Negro, Curitibanos, Orleans, Calmon, Brunópolis, Campo Erê, Imbituba, Bandeirante, Timbó Grande e Braço do Norte.  Na pauta, os programas voltados para acelerar a política de inclusão habitacional do Governo do Estado.

No primeiro compromisso, Heiderscheidt recebeu a prefeita de Cerro Negro, Sirlei Kley Varela. O município entrou com o pedido de atendimento para 30 famílias com o Programa Cohab Cidadã. Já o diretor de Habitação de Curitibanos,  Ângelo Scolaro, oficializou o cadastramento de 35 famílias para serem contempladas pela Companhia - 14 por meio da Reforma Cidadã e 21 por meio da Construção Cidadã. Ao todo, o investimento nos dois municípios poderá ultrapassar R$ 500 mil.

O diretor presidente ainda recebeu em seu gabinete o prefeito do município de Orleans, Marco Antônio Bertoncini Cascaes, o secretário de Administração, Marcelo Galvane, a secretária de Assistência Social, Katie Hilbert Cascaes, e equipe da área para tratar do atendimento à demanda habitacional da cidade do Sul do Estado. Ao todo, foram cadastradas 27 famílias para serem contempladas pelo Programa Cohab Cidadã. Esta ação própria da Companhia prevê o investimento de R$ 10 mil para a construção da casa própria a famílias de baixa renda. O investimento no setor habitacional do município poderá chegar a R$ 270 mil.

Heiderscheidt recebeu o cadastramento de mais 63 famílias do município de Calmon, da região do Oeste catarinense. No encontro com o secretário municipal Gilmar Paulo Leidens, foi apresentada  a lista com 20 famílias a serem contempladas com a Reforma Cidadã e 43 com a Construção Cidadã. Na Reforma, os contemplados terão o subsídio de R$ 5 mil para reparos nas residências. E na Construção, são R$ 10 mil a fundo perdido para a execução da obra.

Representantes da prefeitura de Brunópolis, acompanhados pelo deputado Jailson Lima, reuniram-se na sede da Cohab e protocolaram o cadastramento de 187 famílias para receberem o benefício pelo Programa Cohab Cidadã: 102 candidatos para Reforma e 85 para Construção. Estiveram presentes no encontro o prefeito Ademil Antonio da Rosa, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Paulo Sérgio Ribeiro e a assistente social Aline Menoncin.

Ainda na quarta, o diretor presidente teve audiência com o prefeito de Campo Erê, Rudimar Borcioni, e o vice-prefeito Álvaro Luiz Vigano. Para o município da região Oeste, foi solicitado o benefício para contemplar 180 famílias pelo Programa Reforma Cidadã. Uma vez aprovada a documentação, serão investidos R$ 5 mil por família para ações de melhorias habitacionais. Também recebeu a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Imbituba, Selma Elias Westphal, que formalizou o cadastro de 37 famílias a serem atendidas pela Cohab. Deste total, 11 serão para a construção da moradia (ao valor de R$ 10 mil a unidade) e 26 para reforma (ao custo de R$ 5 mil cada), totalizando um investimento de R$ 240 mil.

O prefeito do município de Bandeirante, José Carlos Berti, e a assistente social, Eliane Baú, também estiveram na Companhia. A Prefeitura realizou o cadastramento de 27 famílias para serem beneficiadas pelo Programa Cohab Cidadã: 15 para construção e 12 para reforma. O investimento em habitação no município poderá chegar a R$ 210 mil.

Mais 14 famílias do município de Timbó Grande também foram cadastradas para serem contempladas com a casa própria. O prefeito Almir Fernandes e a primeira dama Dirlene Guesser estiveram em audiência na sede da empresa. No fim desta tarde, o prefeito de Braço do Norte, Ademir da Silva Matos, e sua equipe reuniram-se com o diretor presidente Ronério Heiderscheidt para apresentar a lista de famílias cadastradas no Programa Cohab Cidadã. Ao todo, o município do Sul do Estado solicita o atendimento para 350 famílias.