Cohab/SC viabiliza R$ 3,5 milhões em habitação no Oeste de SC
O resultado de dois dias de viagem a quatro municipios da região Oeste de Santa Catarina do diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heidescheidt, foi imediato: a Companhia viabilizou um total de R$ 3.538.600,00 na construção de 115 unidades habitacionais na região do Meio Oeste.

Deste total, 36 imóveis serão construídos em Fraiburgo, 40 em Campo Erê e 39 em Águas de Chapecó. A visita do diretor presidente da Cohab foi justamente para autorizar o inicio imediato das obras com um prazo de execução de 12 meses. O destino na quarta-feira, dia 17, foram os municípios de Fraiburgo e São Domingos. Quinta, dia 18, a rota foram as cidades de Campo Erê e Águas de Chapecó. “Ao todo, 575 famílias catarinenses serão beneficiadas com a casa própria, ganhando mais dignidade e qualidade de vida”, afirmou Heiderscheidt.

No dia 06 de agosto, o diretor presidente da Companhia retorna ao Oeste onde inaugura 28 unidades habitacionais em Dionísio Cerqueira.

Desafio

O desafio da nova gestão da Cohab/SC, conforme convênio assinado com o Banco do Brasil pelo diretor presidente Ronério Heiderscheidt, é a construção de 11,5 mil moradias nos anos de 2013 e 2014. Para cumprir esse desafio, no dia 1º de julho, a Cohab/SC lançou um pacto habitacional para acelerar a política de inclusão habitacional. São quatro programas de moradia que atendem famílias de todas as faixas de renda dos municípios de Santa Catarina.

As duas primeiras frentes serão o Programa Cohab Cidadã – Construção Habitacional, que irá subsidiar R$ 10 mil para construção de moradias a famílias de baixa renda (até dois salários mínimos mensais) por meio da parceria com as Prefeituras, e o Programa Cohab Cidadã – Reforma Habitacional, que contemplará com R$ 5 mil — a fundo perdido — a reforma de residências. As duas iniciativas serão para atendimento somente de famílias carentes, sem custo para os beneficiados.

Uma terceira opção de programa, neste caso voltada a famílias com renda superior a dois salários mínimos mensais, será o Cohab Oportunidades. Por meio da ação, catarinenses que hoje vivem de aluguel poderão financiar R$ 25 mil para construção da casa própria, com juros de 4,5% ao ano. A Cohab/SC irá disponibilizar os projetos arquitetônico, elétrico e hidrossanitário, além da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra. As prestações do financiamento serão de aproximadamente R$ 180, por um período de 240 meses.

A quarta linha de trabalho da Companhia foi criada para proporcionar a titularidade definitiva dos imóveis a mais de 23 mil famílias catarinenses que receberam uma casa da Cohab nos últimos anos. Com a parceria das Prefeituras e Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs), o Programa A Casa é Sua irá garantir mais de 95% de desconto nas taxas cartorárias para facilitar o acesso das famílias à escritura da residência. Aqueles que ainda possuem dívida com a empresa também terão 90 dias para renegociarem suas dívidas com até 70% de desconto.