Audiências em Itajaí e Brusque para acelerar a política de inclusão habitacional
Com a prioridade de acelerar a política de inclusão habitacional em Santa Catarina, o diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, que em três meses de gestão já percorreu mais de 100 cidades no Estado, visitou nesta quinta Brusque e Itajaí. Na  Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) promoveu uma audiência que contou com a presença de representantes dos municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Na ocasião, Heiderscheidt apresentou os programas a serem lançados pela Companhia a partir de 1º de julho, como o Cohab Social e Cohab Oportunidades, voltados a todas as faixas de renda e disponíveis para todos os municípios catarinenses. Outro destaque do encontro foi o Programa A Casa é Sua, que garante a titularidade definitiva de imóveis da Cohab, com descontos de mais de 90% para obtenção do documento e chance de renegociação de dívidas. Na região de abrangência da Amfri, 1.335 famílias poderão ser beneficiadas com a iniciativa da Cohab/SC.

Já na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, Ronério se encontrou com representantes do município-sede, Botuverá e Guabiruba. Participaram do encontro, o secretário regional, Jones Bosio, o diretor geral, Valdir Wilke, o gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Armando Dalbosco, e o gerente de Desenvolvimento Econômico, Altino Gilmar Barth. Na pauta, o Programa Cohab Social, que irá subsidiar R$ 10 mil reais para construção de unidade habitacional nova e R$ 5 mil para reforma da moradia.

Estas duas ações irão contemplar somente famílias com renda entre zero a dois salários mínimos, com o benefício a fundo perdido (sem custo para os contemplados). Os municípios também serão beneficiados com o Programa A Casa é Sua. De 302 famílias mutuárias da Cohab na região, metade já quitou seu financiamento, mas ainda não possui escritura do imóvel. O novo programa irá auxiliar estas famílias na obtenção do documento e proporcionar descontos de até 70% para aqueles que ainda não quitaram seus débitos.

Ainda na reunião, Heiderscheidt firmou uma parceria com o prefeito em exercício de Guabiruba, Valmir Zirke, para a destinação de uma área de 6,5 mil metros quadrados no município. A Cohab possui projetos para a construção de 14 casas populares ou 48 apartamentos no terreno.