Em viagem a Serra, presidente da Cohab/SC conhece sistema construtivo alternativo
Antes de cumprir agenda em Brasília, dia 17, onde tem audiência no Ministério das Cidades, o  diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, visitou os municípios de Santa Cecília e de Curitibanos, na Serra catarinense, na  quarta-feira, dia 12. Em Santa Cecília, ao lado do prefeito Domingos Scariot Júnior, Ronério conheceu uma moradia desenvolvida pelo sistema wood frame, desenvolvido pela empresa catarinense Bonet Madeiras e Papéis.

O protótipo de 36 metros quadrados emprega o uso de painéis de madeira de baixa densidade, o BLD, e foi construído na sede da empresa em Santa Cecília. O BLD foi aplicado no piso, nas paredes e na cobertura. Entre as vantagens desse sistema construtivo, que já vem sendo testado há mais de um ano pela empresa, estão a rapidez da obra, a menor absorção de umidade, isolamentos acústico e térmico, espessura uniforme e estabilidade dimensional. Já certificado, o painel utiliza matéria-prima renovável proveniente de florestas plantadas de pinus e permite uma construção seca, com menor geração de resíduos.

Esse sistema é mais uma alternativa a ser usada na implantação do Programa Cohab Oportunidades, uma ação de inclusão habitacional da Cohab que prevê o financiamento de R$ 25 mil para construção de uma moradia popular pré-moldada a famílias com renda mensal entre dois e 10 salários mínimos. As prestações do financiamento habitacional serão de aproximadamente R$ 180.

Curitibanos

Já em Curitibanos, Ronério Heiderscheidt e o prefeito José Antonio Guidi realizaram a assinatura de 24 contratos para famílias contempladas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida Sub-50. O ato oficial para assinatura junto às famílias está marcado para às 15h30min desta sexta-feira,14 de junho, na Câmara de Vereadores.

Cada residência terá 37 metros quadrados de área construída, com dois quartos, sala e cozinha conjugada e banheiro. O investimento é de R$ 25 mil para cada unidade habitacional, com total de R$ 600 mil. Participaram da reunião, a presidente da Câmara de Vereadores Vilma Fontana Maciel, o secretário de ação Social e Habitação João Carlos Martins, o diretor de Habitação Angelo Scolaro e os vereadores Luiz Righes Júnior, João Nascimento, José Setembrino e Valdir Tagliari.

Nos próximos três dias, o diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, cumpre uma rápida agenda de viagem  visando ações para acelerar a  inclusão habitacional em Santa Catarina. Nesta quinta-feira, está agendada   uma reunião na Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí - AMFRI, com representantes das Prefeituras de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Já à tarde, tem um encontro agendado na SDR de Brusque, com o município-sede, Guabiruba e Botuverá. Na sexta, ocorrem audiências na Prefeitura de Penha pela manhã e em Blumenau, à tarde.