Audiência em Brasília para rever limite de crédito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)
Na maratona de cinco dias ao Oeste, onde percorreu 80 municípios catarinenses, na semana passada, um dos apelos dos prefeitos da região é com a situação dos agricultores para ontenção de subsídio junto ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Governo Federal.

Para entender, esse programa disponibiliza hoje R$ 28,5 mil para a construção de moradias novas e R$ 17,2 mil para a reforma de suas casas para familias de agricultores com renda anual de até R$ 15 mil. "O Oeste catarinense que tem uma economia fortemente agricola, está sendo prejudicado", afirma o diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt.

Este limite se mantém desde 2005. Enquanto o salário minimo aumentou nesse período 126%. Por isso, o representante do órgão responsável pela habitação no Estado agendou para a próxima segunda-feira, dia 17, uma audiência em Brasília (DF) com a secretária Nacional de Habitação do Ministério ds Cidades, Inês Magalhães, visando solicitar o aumento do limite nessa renda do agricultor familiar de R$ 15 mil para R$ 25 mil.

Para isso, a Cohab/SC já encaminhou um ofício para a adesão dos prefeitos da região, através de uma parceria das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs). Ainda nesta terça-feira, dia 11, o diretor presidente Ronério Heiderscheidt tem audiência com o governador Raimundo Colombo, no Centro Administrativo, às 15h30min.