Cohab/SC encerra maratona no Oeste com 29 casas entregues em Ipuaçu e doação de área em Campo Erê
Em mais uma maratona de viagem aos municípios catarinenses, o diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, finalizou na sexta, dia 7, o roteiro de cinco dias pela região Oeste onde percorreu 80 cidades visando fortalecer o pacto habitacional, por meio de parcerias com as prefeituras e Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs), para assim, acelerar a política de inclusão de moradias e minimizar o déficit no Estado que hoje gira em torno de 120 mil unidades habitacionais.

Na sexta, o destaque foi a solenidade em que a Cohab/SC, fez a doação de uma área de 10,3 mil metros quadrados para a Prefeitura Municipal de Campo Erê.  O  diretor presidente Ronério Heiderscheidt e o prefeito Rudimar Borcini assinaram o termo de doação na ocasião. Atualmente o terreno transferido para a administração municipal é dividido entre área verde (1,9 mil metros quadrados), área comunitária (1,2 mil metros quadrados) e escolar (7,2 mil metros quadrados). A propriedade deverá atender ao requisito de ser destinada a implantação de sistema urbano e comunitário, com equipamentos públicos de educação, cultura, saúde e lazer para uma comunidade de 134 famílias que em breve receberão também a titularidade definitiva de seus imóveis.

Além da doação da área, foi assinada ainda pelo diretor presidente da Cohab a autorização para o início das obras de 40 unidades habitacionais em Campo Erê. As moradias serão viabilizadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, ao custo de R$ 28 mil cada, totalizando um investimento superior a R$ 1 milhão.

Inauguração de conjunto

Outra ação de inclusão habitacional, foi a solenidade de inauguração de um conjunto habitacional com 29 casas populares no bairro Cristo Rei, no município de Ipuaçu. O diretor presidente da Cohab, Ronério Heiderscheidt, e o prefeito  Denilso Casal realizaram a entrega das chaves da casa própria para as famílias na sexta-feira, dia 07.  Cada habitação possui dois quartos, banheiro, sala e cozinha conjugadas em uma área de 37,8 metros quadrados. O investimento total no empreendimento foi de R$  598 mil, com recursos do Ministério das Cidades, Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Cohab/SC.

A Prefeitura ficou responsável pela  aquisição do terreno e implantação de infraestrutura no local. Já a Cohab assumiu o papel de agente organizador no gerenciamento da obra, com o acompanhamento técnico e fiscalização das construções.Ainda, no roteiro de sexta, dia 07, foram visitados os municípios de Palma Sola e Anchieta.  Junto de Romelândia, as duas cidades possuem os maiores índices de inadimplência. Em Palma Sola, o valor das prestações de financiamento habitacional em atraso ultrapassa R$ 3,4 milhões.

Essa foi a segunda maratona de viagens comandada pelo diretor presidente Ronério Heiderscheidt a região Oeste. Até o momento, desde que assumiu a COHAB-SC, em 01 de março, Ronério Heiderscheidt já visitou 99 municipios, visando imprimir um novo ritmo e acelerar, assim, a política de inclusão habitacional de Santa Catarina. Foram quatro grandes viagens a Serra, Oeste, Sul e Grande Florianópolis nesse período.  E mais de duzentas famílias já receberam as chaves de suas casas próprias em Santa Catarina. Para isso, na bagagem apresenta as novas estratégias e os projetos lançados em sua gestão na empresa, como o A Casa é Sua, o Cohab Oportunidades e o Cohab Social. Como também detalhou  a respeito da politica habitacional oferecida pelo Governo Federal, no caso o Programa Nacional de Habitação Rural.

Resultado Efetivo

Um dos resultados efetivos dessa maratona será a audiência já solicitada pelo diretor presidente, agendada brevemente com a secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães. Na agenda do encontro, Ronério Heiderscheidt pretende expor a situação preocupante do Programa Nacional de Habitação Rural ( PNRH), do Governo Federal. Só para entender, esse programa disponibiliza hoje R$ 28,5 mil para a construção de moradias novas e R$ 17,2 mil para a reforma de suas casas para familias de agricultores com renda anual de até R$ 15 mil. "O Oeste catarinense que tem uma economia fortemente agricola, está sendo prejudicado", afirma.

Este limite se mantém desde 2005, não sofreu nenhum tipo de reajuste.  Enquanto o salário minimo aumentou nesse período 126%. Por isso, o diretor presidente da COHAB-SC  pretende nessa audiência solicitar o aumento do limite nessa renda do agricultor familiar de R$ 15 mil para R$ 25 mil. Para isso, a COHAB-SC já encaminhou um oficio para a adesão dos prefeitos da região, através de uma parceria das SDRS, que será entregue pessoalmente a Inês Magalhães.