No último dia da maratona de viagem, há entrega de 29 moradias em Ipuaçu
Além de percorrer nesta sexta-feira, dia 07, as cidades de Palma Sola, Campo Erê, o diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, em solenidade em Ipuaçu, realiza a entrega das chaves de um conjunto habitacional de 29 moradias, às 14h. O roteiro de sexta encerra a segunda maratona de viagem comandada pelo diretor presidente da Cohab/SCSC, Ronério Heiderscheidt, ao Oeste catarinense. Durante cinco dias, de 3 a 7, foram visitados 80 municípios. Até o momento, desde que assumiu a Cohab/SC, em 1º de março, Heiderscheidt já visitou 99 municipios, visando imprimir um novo ritmo e acelerar, assim, a política de inclusão habitacional de Santa Catarina. “Estamos propondo um pacto habitacional objetivando reduzir o déficit de moradias em nosso Estado, que hoje é em torno de 120 mil “, afirma.

Foram quatro grandes viagens a Serra, Oeste, Sul e Grande Florianópolis nesse período.  E mais de duzentas famílias já receberam as chaves de suas casas próprias em Santa Catarina. Para isso, na bagagem apresenta as novas estratégias e os projetos lançados em sua gestão na empresa, como o A Casa é Sua, o Cohab Oportunidades e o Cohab Social. Como também detalhou  a respeito da politica habitacional oferecida pelo Governo Federal, no caso o Programa Nacional de Habitação Rural.

Resultado Efetivo

Um dos resultados efetivos desta maratona será a audiência já solicitada pelo diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, agendada brevemente com a secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães. Na agenda do encontro, Ronério Heiderscheidt pretende expor a situação preocupante do Programa Nacional de Habitação Rural (PNRH), do Governo Federal. Só para entender, esse programa disponibiliza hoje R$ 28,5 mil para a construção de moradias novas e R$ 17,2 mil para a reforma de suas casas para familias de agricultores com renda anual de até R$ 15 mil. O Oeste catarinense que tem uma economia fortemente agricola, está sendo prejudicado, afirma.

Este limite se mantém desde 2005, não sofreu nenhum tipo de reajuste. Enquanto o salário minimo aumentou nesse período 126%. Por isso, o diretor presidente da Cohab/SC  pretende nessa audiência solicitar o aumento do limite nessa renda do agricultor familiar de R$ 15 mil para R$ 25 mil. Para isso, a Cohab/SC  encaminhou um oficio para a adesão dos prefeitos da região, por meio de uma parceria com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs), que será entregue pessoalmente a Inês Magalhães.

Roteiro para acelerar inclusão habitacional

Na última quinta-feira, foram visitados os municipios de São Miguel do Oeste, Descanso, Guaraciaba e Dionísio Cerqueira. Na SDR de São Miguel do Oeste, ao lado do secretário Volmir Giumbelli, apresentou os novos projetos habitacionais da Cohab/SC e do Governo Federal para os representantes das Prefeituras Municipais de Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Paraíso e São Miguel do Oeste. Na área de abrangência da SDR o município de Barra Bonita possui 25 contratos em análise para benefício destinado a famílias de agricultores pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Ainda na região, 73 mutuários serão contemplados pelo Programa A Casa é Sua para obtenção da escritura do imóvel mediante a quitação de débitos.

Já em Descanso, a Cohab identificou duas áreas de propriedade da Prefeitura que foram colocadas à disposição do órgão estadual de habitação para a construção de novas moradias populares. O empreendimento poderá ser viabilizado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do FGTS, reduzindo o déficit habitacional da cidade, estimado em 100 unidades.

Para o município de Guaraciaba, a Cohab projeta a construção de 144 unidades habitacionais em três áreas distintas. Ao lado do prefeito Roque Luiz Meneghini e do vice Vandecir Dorigon, visitou-se um terreno de 1,5 mil metros quadrados a ser doado pela Prefeitura para a Cohab, com os projetos já executados e aprovados pela administração municipal, para a construção de 16 apartamentos por meio do Programa com recursos do FGTS. Outras duas áreas visitadas, de 4 mil e 30 mil metros quadrados, devem ser destinadas à construção de 48 apartamentos e 80 unidades, respectivamente.

E em  Dionísio Cerqueira, o diretor presidente da Companhia vistoriou as obras de um conjunto habitacional prestes a ser concluído. As trinta moradias do empreendimento necessitam apenas de forro e pintura para que possa ser realizada a entrega das chaves. A inauguração do conjunto foi agendada para o dia 06 de agosto, às 15h. Já a audiência na Secretaria de Desenvolvimento Regional para apresentação dos programas habitacionais da Cohab reuniu representantes dos municípios de Anchieta, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa e São José do Cedro.