Em 90 dias, 99 municípios foram visitados pelo diretor presidente da Cohab/SC
Imprimindo um choque de gestão desde que assumiu o comando da Cohab/SC, o diretor presidente Ronério Heiderscheidt faz um balanço positivo do período. Em 90 dias de administração, já percorreu 99 municípios catarinenses. Apresentou as novas estratégias e programas habitacionais para 160 prefeituras nas audiências nas SDRS. Tudo para acelerar o processo de inclusão habitacional em Santa Catarina. Foram quatro grandes viagens a Serra, Oeste, Sul e Grande Florianópolis nesse período. E mais de duzentas famílias já receberam as chaves de suas casas próprias em Santa Catarina.

Essa semana, em mais uma maratona a região Oeste, a segunda em 90 dias, levou para 80 prefeituras da região mais informações e detalhes a respeito dos projetos habitacionais da Cohab/SC, como o A Casa é Sua, Cohab Oportunidades e o Cohab Social. Como também explanou a respeito da política habitacional oferecida pelo Governo Federal, no caso o Programa Nacional de Habitação Rural, entre outros.

Roteiro em cinco cidades

No terceiro dia de viagem, visitou os municípios de Maravilha, Modelo, Pinhalzinho, Iraceminha e Romelândia. Em Maravilha, apresentou suas novas ações aos 14 municípios da região de abrangência da SDR de Maravilha. Ao lado do secretário da Regional, Valci Dal Maso, anunciou o benefício para a obtenção da escritura pública de imóveis financiados pela Cohab para 488 famílias da região. Deste total, 333 ainda possuem débito com o órgão estadual de habitação e terão aproximadamente 70% de desconto para a renegociação das dívidas.

Outro destaque na região é a implantação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Três municípios já possuem 115 contratos em análise na Gerência de Operações da Cohab para contemplar famílias que vivem no campo: Bom Jesus do Oeste (19), São Miguel da Boa Vista (49) e Tigrinhos (47). Além destas três cidades, também participaram da reunião prefeitos e secretários municipais de habitação de Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha, Saudades, Serra Alta e Sul Brasil.

Já em Modelo, reuniu-se com o prefeito Ricardo Maldaner, o administrador municipal Gildo Battisti e o diretor jurídico Gilnei Vogel. As equipes da Cohab e da Prefeitura Municipal visitaram uma área de propriedade da Companhia, com 1,1 mil metros quadrados, remanescente do conjunto habitacional Alvorada. A Cohab comprometeu-se a doar o terreno para a administração municipal transformá-lo em uma área verde.

Na sequência, Heiderscheidt encontrou-se com o prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, e visitou uma propriedade de 25 mil metros quadrados que poderá receber 51 unidades habitacionais. No dia anterior, o presidente da Cohab também havia conhecido um terreno de aproximadamente 30 mil metros quadrados no município de São Carlos, acompanhado do prefeito Cleomar Weber Kuhn. Em ambos os casos, a Companhia fará um chamamento público para a construção de moradias por meio do Programa Minha Casa Minha Vida com recursos do FGTS.

Já em Iraceminha, a pauta do encontro foi a regularização de um antigo conjunto habitacional da Companhia, que depende apenas do registro de um novo acesso. Em reunião com o prefeito Bruno Roberto Pan, definiu-se onde será traçado o novo trajeto, garantindo a regularização da área e permitindo que todas as famílias do conjunto possam posteriormente obter com facilidade a escritura de suas casas. Por meio do Programa A Casa é Sua, os mutuários terão mais de 90% de desconto para a elaboração dos registros nos cartórios.

Para finalizar o dia, foi agendada uma audiência com o prefeito de Romelândia, Elizio Rodrigues da Fonseca, para tratar da solução do problema de inadimplência no município, juntamente com representantes da associação de moradores de um conjunto habitacional da Companhia.

De 90 famílias atendidas, 88 ainda estão com prestações de financiamento habitacional em atraso. Elas poderão ser beneficiadas pelo Programa A Casa é Sua, que irá garantir mais de 75% de desconto na negociação dos débitos, permitindo que os mutuários obtenham posteriormente a escritura definitiva das residências.