Cohab/SC realiza audiências na região Oeste para acelerar inclusão habitacional
Durante toda esta semana, o diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, comanda uma maratona de viagem ao Oeste Catarinense visando acelerar o processo de inclusão habitacional em Santa Catarina. Serão apresentados a 80 prefeituras da região as estratégias, os desafios e os novos programas habitacionais lançados durante a sua gestão no comando da Companhia, como o Cohab Oportunidades, A Casa é Sua e Cohab Social.

Na última segunda-feira, dia 04, a equipe técnica da Companhia visitou o município de Ipumirim. De resultado efetivo, a Prefeitura Municipal doou um terreno de 30 mil metros quadrados para a construção de 40 moradias populares destinadas as famílias com renda inferior a dois salários mínimos mensais. O município possui ainda oito unidades habitacionais em aprovação pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Já em Seara, ocorreu uma audiência  com representantes dos municípios de Arabutã, Arvoredo, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seara e Xavantina na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Seara. Heiderscheidt destacou a importância do fortalecimento do PNHR, do Governo Federal, que contempla famílias do campo com o subsídio de R$ 28,5 mil para a construção da habitação.

O diretor presidente ressaltou também o Programa A Casa é Sua, que irá beneficiar 141 famílias da região de abrangência da SDR com a escritura definitiva dos imóveis mediante a quitação de débitos. Os mutuários terão descontos para as taxas cartorários e na renegociação das dívidas. Logo em seguida, acompanhada pela prefeita de Seara, Laci Grigolo, e da assistente social do município, Simara Poganski, a equipe da Cohab visitou um terreno de 22 mil metros quadrados apto a receber novas moradias populares. De acordo com o projeto da Prefeitura, a área tem capacidade para 50 habitações, que serão destinadas a famílias que vivem hoje em localidades consideradas de risco.

Explanação na ACIC

Em Chapecó, Ronério discursou para os prefeitos dos municípios da região de abrangência da SDR de Chapecó durante reunião na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Na pauta do encontro constou a apresentação dos programas para atendimento à demanda habitacional disponibilizados pelo Governo Federal, como PNHR, FAR e Recursos do FGTS, além das ações próprias da Cohab/SC.

O evento contou com a presença do secretário e presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Eldimar Cláudio Jagnow, o prefeito em exercício de Chapecó, Luciano Buligon, o presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, Márcio Ernani Sander, e o diretor geral da SDR, Gilberto Ari Tomasi. Também participaram da audiência representantes dos municípios de Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba e Planalto Alegre.

Logo após a reunião, o diretor presidente da Cohab e o gerente do Escritório da Companhia no Oeste, Oldair Schmidt, foram a um terreno de 1.620 metros quadrados em Chapecó - área remanescente do Conjunto Habitacional Bela Vista e ainda pertencente à Cohab. No local, projeta-se a construção de 42 novos apartamentos.

Para finalizar o cronograma do segundo dia de viagem pela região Oeste, ocorreu uma reunião na SDR de Palmitos com os prefeitos de todas as cidades da região: André Max Tormen, de Águas de Chapecó; Marcos Antônio Theisen, de Cunhataí; Jairo Rivelino Ebeling, de Cunha Porã; Dilair Menin, de Caibi; Manfried Rutzen, de Riqueza; Leonir da Rocha, de Mondaí; Norberto Paulo Gonzatti, de Palmitos; e Cleomar Weber Kuhn, de São Carlos.

Ao lado do secretário Pedro Hoss Godoy, Heiderscheidt explanou sobre os programas habitacionais da Cohab disponíveis para a região: Cohab Social, Oportunidades e Cohab Cidadã. Além disso, foi apresentada a relação das 410 famílias da região de abrangência da SDR que serão contempladas com a escritura definitiva dos imóveis por meio do Programa A Casa é Sua.