Em viagem ao Sul, presidente informa que cinco mil casas serão projetadas pelo Cohab Oportunidades
Em viagem ao Sul do Estado, a primeira parada da equipe da Cohab/SC foi no município de Garopaba. O diretor presidente Ronério Heiderscheidt conheceu uma moradia modelo, construída por meio do sistema de PVC e aço galvalume. O projeto de 48 metros quadrados se encaixa no perfil de habitações que a Companhia procura para a implantação dos novos programas habitacionais, como o Cohab Oportunidades. A primeira etapa do programa prevê a abertura de licitação para a contratação imediata de cinco mil unidades em todo o território catarinense. O Cohab Oportunidades irá garantir o financiamento de R$ 35 mil, para famílias com renda superior a dois salários mínimos, destinado a construção de uma moradia popular. As parcelas do financiamento ficarão em torno de R$ 240, por um período de 240 meses.

Em Imbituba, o representante do órgão estadual de habitação foi recebido pelo prefeito Jaison Cardoso de Souza na Prefeitura Municipal. Também participaram do encontro, o vice-prefeito Elísio Sgrott, o secretário de Agricultura e Pesca, Nivaldo de Souza, os vereadores Luiz Cláudio Carvalho e Rosália Sgrott, o assessor parlamentar Mário Goulart, além das funcionárias Juliana Ribeiro e Rosinete Delfim, da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Na pauta da reunião estava a contratação das primeiras 20 moradias para famílias de pescadores, viabilizadas por meio do Programa Nacional de Habitação (PNHR), que subsidia R$ 28,5 mil para construção da casa. Heiderscheidt apresentou ainda os próximos programas a serem lançados pela Companhia: A Casa é Sua, Cohab Oportunidades e Cohab Social.

Já em Tubarão, a equipe da Cohab localizou três moradias que estão em fase de finalização do processo de construção. Heiderscheidt garantiu o investimento de R$ 30 mil visando o término imediato das obras. No município de Jaguaruna, no começo da tarde desta quarta, o diretor presidente foi recebido pelos vereadores Ramos Guimarães, Edemilson Montini da Costa e Tereza Nandi. Na ocasião, o presidente da Cohab divulgou os benefícios do PNHR para as famílias de pescadores da região - uma das principais atividades econômicas do município. Foi definida ainda a realização de uma nova reunião em que a Diretoria de Operações da Cohab irá até o município para esclarecer dúvidas a cerca do programa.

Ainda na tarde de quarta, um encontro na Prefeitura Municipal de Pedras Grandes foi promovido para a apresentação do Programa Cohab Social, uma parceria com a Prefeitura que garante o financiamento de R$ 15 mil para famílias carentes da cidade. O município já possui contratos para o recebimento de subsídio para o PNHR. Estavam presentes na apresentação do diretor presidente da Cohab o prefeito Antônio Felippe Sobrinho, o vice Vilson Tadeu Marcon, o presidente da Câmara, Isaltino Masieiro, o vereador Josimar Bergman, o secretário municipal de Administração e Finanças, Adriano Cardoso, e a assessora de Planejamento Daiane Felippe.

No início da noite, a reunião ocorreu na Prefeitura Municipal de Urussanga, onde a equipe da Cohab reuniu-se com o prefeito Johnny Felippe e o vice Luiz Henrique Martins. O destaque da audiência foi a apresentação do Programa A Casa é Sua, que irá beneficiar 136 famílias com a escritura da casa própria por meio de uma parceria entre Cohab e Prefeitura. Dezesseis destas famílias ainda possuem financiamento com o órgão estadual de habitação e receberão descontos de até 70% para a quitação da dívida.

Para finalizar o dia de viagem pelo Sul, a última parada foi no recém-emancipado município de Balneário Rincão. Heiderscheidt apresentou as ações da Companhia para o atendimento à demanda habitacional na cidade, como o Cohab Social e o Cohab Oportunidades.