Cohab/SC apresenta ações para atendimento à demanda habitacional em 58 cidades da Serra e Oeste
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) promoveu durante a última semana, entre os dias 06 e 10 de maio, reuniões em prefeituras e Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) da Serra e Oeste para apresentar as propostas de ações da empresa direcionada ao atendimento da demanda habitacional e combate à inadimplência. O diretor presidente da Companhia, Ronério Heiderscheidt, expôs aos prefeitos e secretários municipais de habitação de 58 cidades da região as diretrizes dos programas A Casa é Sua, Cohab Oportunidades e Cohab Social.

bullet1   Clique aqui para conferir a galeria de fotos

O Programa A Casa é Sua tem como finalidade viabilizar a escritura definitiva do imóvel a aproximadamente 24 mil famílias catarinenses que já foram beneficiadas pela Cohab nas últimas décadas. Com a parceria das prefeituras, o órgão de habitação irá garantir mais de 90% de economia no valor pago pelas taxas necessárias para o registro do documento nos cartórios do Estado. Além de auxiliar na obtenção da escritura aos mutuários com financiamentos quitados, a Companhia proporcionará descontos para aqueles que optarem pela renegociação dos débitos.

O Cohab Oportunidades, por sua vez, atenderá as famílias catarinenses, com renda superior a dois salários mínimos, que pretendem sair do aluguel e possuem um lote para construir a casa própria. A Companhia irá financiar uma moradia de 42 metros quadrados, no valor estimado de R$ 35 mil, em 240 parcelas de cerca de R$ 300 mensais, com juros de 4,5% ao ano. O programa, que será um convênio entre Cohab/SC, prefeituras, Casan e Celesc, projeta a construção de cinco mil novas unidades habitacionais em Santa Catarina, com um investimento de aproximadamente R$ 170 milhões.

Já o Programa Cohab Social é uma proposta para contemplar famílias de baixa renda. Nesta nova ação da Companhia, será financiado para as prefeituras R$ 15 mil, para cada família carente a ser beneficiada, destinados à construção de uma casa de madeira ou alvenaria de 36 metros quadrados. Cada habitação terá dois quartos, banheiro e sala com cozinha conjugada. Os projetos arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, bem como a Autorização de Responsabilidade Técnica de Obras e Serviços (ART), serão disponibilizados pela Cohab gratuitamente. As prestações do financiamento a serem pagas pela prefeitura parceira serão de aproximadamente R$ 100 mensais, por um período de 240 meses. Também caberá à prefeitura a seleção das famílias comprovadamente carentes.

Participação das SDRs

Os encontros realizados nos últimos dias contaram com a participação dos municípios da região de abrangência das SDRs de Lages, Campos Novos, Curitibanos, Caçador, Videira, Xanxerê, Quilombo e São Lourenço do Oeste. Ainda na sexta-feira, a Cohab e a Prefeitura de Coronel Martins, no Oeste catarinense, inauguraram oficialmente 29 moradias populares. O diretor presidente da Companhia, Ronério Heiderscheidt, e o prefeito Dirceu Favretto realizaram a entrega simbólica da chave de uma das casas a uma das moradoras beneficiadas. As unidades foram viabilizadas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, e o investimento total no empreendimento foi de aproximadamente R$ 436 mil. A Cohab atuou como agente interveniente na execução do projeto, sendo responsável pelo gerenciamento das obras.