Na região de Xanxerê, a estimativa da Cohab/SC é beneficiar 886 famílias com programa A Casa é Sua
O Programa A Casa é Sua, que será lançado pela Cohab/SC no início de junho, irá beneficiar 886 famílias da região da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Xanxerê. Esse programa pretende facilitar a obtenção da escritura pública do imóvel. Deste total, 393 famílias ainda possuem financiamento com a Cohab e terão a chance de renegociar sua dívida com até 70% de desconto.

Essa foi uma das pautas do encontro que ocorreu nesta quinta-feira, dia 09, na SDR de Xanxerê, com a participação do diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, que se reuniu com representantes de 14 municípios da região e apresentou as novas ações da Companhia destinadas ao atendimento da demanda habitacional. A área de abrangência da SDR compreende os municípios de Abelardo Luz, Bom Retiro, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

Heiderscheidt ainda apresentou ao secretário da Regional, Carlos Augustinho Colatto, e aos representantes municipais outros dois programas da Companhia, como o Cohab Social, que financia às prefeituras casas de madeira de 36 metros quadrados por R$ 15 mil destinada a famílias de baixa renda, e o  Cohab Oportunidades ,que financia a famílias com renda superior a dois salários mínimos uma habitação de 42 metros quadrados.

Já no município de Quilombo, também na região do Oeste catarinense, o encontro contou com a presença de seis municípios - Irati, Formosa do Sul, Jardinópolis, Quilombo, Santiago do Sul e União do Oeste -, além do secretário Jaksom Castelli, do diretor geral Vilson Casagrande e do gerente de Habitação da SDR, Vildomar Venturin. Na região, a Cohab tem em seus registros 67 mutuários que podem ser contemplados no Programa A Casa é Sua.

Último dia da agenda de viagem

Além de apresentar os programas próprios da Companhia (Social e Oportunidades), Heiderscheidt destacou a importância do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Governo Federal, que beneficia as famílias do campo e comunidades indígenas. Somente na região da SDR de Quilombo, três municípios já possuem unidades habitacionais em contratação pelo PNHR: Irati, Jardinópolis e União do Oeste.

Uma nova reunião para explicação das diretrizes do Programa foi agendada para o próximo dia 14 de junho com a equipe da Diretoria de Operações da Cohab. Durante toda essa semana, o diretor presidente da Cohab/SC cumpriu agenda na Serra, Meio Oeste e Oeste de Santa Catarina.

Nesta sexta, dia 10, finalizando o cronograma de viagem, Heiderscheidt visita São Lourenço do Oeste, onde mantém audiência na SDR com representantes das prefeituras de Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino e São Lourenço do Oeste.  Em Coronel Martins, às 14hs, participa da solenidade de entrega de mais 29 casas populares.