Em reuniões, presidente da Cohab/SC fala a respeito de ações para inclusão habitacional
Em busca de acelerar o processo de inclusão habitacional, durante toda essa semana, de 06 a 10 de maio, o diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, cumpre uma intensa agenda de viagens nas regiões Oeste, Meio Oeste e Serra de Santa Catarina. Em audiências nas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) dos municípios sedes mantém encontros com os representantes de 72 cidades catarinenses.

Na última quarta-feira, terceiro dia de viagem, em Caçador, Heiderscheidt se reuniu com representantes dos municípios de Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande. O encontro aconteceu na sede da SDR de Caçador e foi destacada a importância da parceria com as prefeituras para a implantação do Programa A Casa é Sua, que irá garantir a emissão da escritura definitiva dos imóveis para 210 famílias da região. A ação prevê descontos de até 70% para a quitação dos débitos de financiamento.

Em seguida, a equipe da Cohab/SC foi até o município de Calmon, onde junto com a prefeita Ivone Mazutti de Geroni e do vice Pedro Spautz Netto visitaram um loteamento de 10 casas. A Prefeitura e o órgão estadual de habitação firmaram uma parceria para a construção de mais 20 unidades habitacionais no local para famílias de baixa renda no município.

Nessa maratona, na tarde dessa quarta, já na SDR de Videira, o diretor presidente da Cohab conversou com representantes das prefeituras de Arroio Trinta, Fraiburgo, Pinheiro Preto, Salto Veloso, Tangará e Videira. Junto com o secretário Evandro Luiz Colle, Ronério Heiderscheidt apresentou os programas a serem lançados pela Cohab/SC em junho voltados a famílias carentes ou com renda superior a dois salários mínimos. De efetivo, foi agendado para o dia 12 de junho uma reunião com a Diretoria de Operações da Cohab para debater as diretrizes do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que beneficia trabalhadores rurais com R$ 28,5 mil para a construção de moradias.

Para encerrar o dia pela região do Meio Oeste, o presidente da Cohab foi recebido pelo prefeito do município de Água Doce, Novelli Sganzerla, pela ex-prefeita e atual gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR de Joaçaba, Nelci Trento Bortolini, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Helioberto Marcel Ramos. A Cohab comprometeu-se a garantir a liberação de R$ 290 mil mais o aporte de R$ 80 mil para a conclusão de 28 casas no município. Nesta quinta-feira, dia 09, está agendada na SDR de Xanxerê reuniões com representantes das prefeituras de Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Passos Maia, Ponte Serrada, Xanxerê e de Xaxim.

Inaugurações

Em Quilombo, para cumprir audiência com representantes das prefeituras de Irati, Jardinópolis, Quilombo, União do Oeste, Formosa do Sul e Santiago do Sul. No último dia, sexta, dia 10, a agenda concentra-se em São Lourenço do Oeste, onde mantém audiência na SDR com representantes das prefeituras de Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, São Bernardino e São Lourenço do Oeste. Em Coronel Martins, às 14hs, participa da solenidade de entrega de mais 30 casas populares.

Para o diretor presidente, as viagens pelos municípios de Santa Catarina visam apresentar os novos desafios da Companhia, como os programas Cohab Oportunidades, Cohab Social e A Casa é Sua. “Queremos encurtar as distâncias, estar mais próximos dos gestores públicos, sentindo suas dificuldades e, principalmente, buscando e apresentando soluções para o setor habitacional catarinense”, afirmou.

Até o momento foram visitados 56 municípios catarinenses. Em março, 18 municípios das regiões Norte e Vale do Itajaí foram percorridos pela equipe técnica da Companhia. Já na primeira semana de abril, foram visitadas outras 16 cidades da Serra e Sul catarinenses. Ainda em abril, foram percorridos 20 municípios da Grande Florianópolis.