Cohab anuncia o Programa Cohab Social em viagem a Serra e Meio Oeste catarinenses
No segundo dia de viagem pelas regiões da Serra e Oeste catarinenses, o diretor presidente Ronério Heiderscheidt reuniu-se com representantes das prefeituras de Campos Novos, Ibiam, Monte Carlo, Brunópolis e Vargem, em audiência realizada na manhã de terça-feira, dia 07, na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Campos Novos. Ao lado do secretário da Regional, Luiz Antônio Zanchett, Heiderscheidt apresentou o Programa Cohab Social.

Nesta nova ação da política de inclusão habitacional, Ronério Heiderscheidt informou que o programa Cohab  Social pretende financiar para as prefeituras R$ 15 mil por família carente a ser beneficiada, com recursos próprios, destinados à construção de uma casa de madeira de 36 metros quadrados. Cada habitação possuirá dois quartos, banheiro e sala com cozinha conjugada. "Nesta maratona percorrendo todo o território de Santa Catarina, verificamos a urgente necessidade de inclusão habitacional da Serra e do Oeste. Diante deste quadro, o Cohab Social torna-se uma importante ferramenta para o atendimento imediato às famílias de baixíssima renda por todo o Estado", adiantou o diretor presidente da Cohab.

Os projetos arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, bem como a Autorização de Responsabilidade Técnica de Obras e Serviços (ART), serão disponibilizados pela Companhia gratuitamente. As prestações do financiamento a serem pagas pela prefeitura serão de aproximadamente R$ 100, por um período de 240 meses. Também caberá à prefeitura a rigorosa a seleção das famílias a serem contempladas.

Ainda nessa terça, o encontro ocorreu na SDR de Curitibanos. Participaram da reunião o secretário da Regional, Roque Stanguerlin, o prefeito do município de Santa Cecília, Domingos Scariot Júnior, o prefeito de Ponte Alta do Norte, Silvio Granemann Calomeno, e o vice-prefeito de Frei Rogério, Hideki Iwasaki, além de representantes das prefeituras de Curitibanos e São Cristóvão do Sul. Na ocasião, o diretor presidente da Cohab, Ronério Heiderscheidt, explicou a implantação do Programa A Casa é Sua e o Cohab Social - ambas iniciativas terão a participação dos municípios na execução.

Maratona de viagens

Nesta quarta-feira, dia 8, ele cumpre agenda de reuniões nas secretarias regionais de Caçador e de Videira. Na quinta-feira, está agendada na SDR de Xanxerê reuniões com representantes das prefeituras de Bom Jesus,  Entre Rios, Faxinal dos Guedes,  Ipuaçu, Passos Maia,  Ponte Serrada,  Xanxerê e de Xaxim.

Às 14hs, em Ipuaçu, está agendada a inauguração de conjunto habitacional com a entrega de 29 casas populares. De lá, no município de Quilombo, onde na SDR de Quilombo, está prevista a audiência com representantes das prefeituras de Irati, Jardinópolis,  Quilombo e  União do Oeste.

No último dia, sexta, dia 10, cumpre agenda em São Lourenço do Oeste, onde mantém audiência na SDR com representantes das  prefeituras de Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, São Bernardino e São Lourenço do Oeste. Em Coronel Martins, às 14hs, participa da solenidade de entrega de mais 30 casas populares.

Para o diretor presidente da Companhia, Ronério Heiderscheidt, as viagens pelos municípios de Santa Catarina visam apresentar os novos desafios da empresa, como os programas Cohab Social, Cohab Oportunidades e A Casa é Sua. “Queremos encurtar as distâncias, estar mais próximos dos gestores públicos, sentindo suas dificuldades e, principalmente, buscando e apresentando soluções para o setor habitacional catarinense”, afirmou.

Até o momento foram visitados 56 municípios catarinenses. Em março, 18 municípios das regiões Norte e Vale do Itajaí foram percorridos pela equipe técnica da Companhia. Já na primeira semana de abril, foram visitadas outras 16 cidades da Serra e Sul catarinenses. Ainda em abril, foram percorridos 20 municípios da Grande Florianópolis.