Em maratona de viagem pela Serra, Meio Oeste e Oeste, presidente da Cohab fala de novas estratégias
Em viagem pela região da Serra e Oeste catarinense, que prevê encontros com a participação de 36 municípios, o diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, iniciou a visita pela região Serrana. Ronério pretende, além de acelerar o processo de inclusão habitacional, dar informações detalhadas aos prefeitos catarinenses a respeito do mais novo Programa da empresa, o Cohab Oportunidade, que estima a construção a longo prazo de 5 mil novas moradias populares, investimento de cerca de R$ 170 milhões e será lançado e licitado em maio.

O programa, uma parceria entre a Cohab/SC, Prefeituras, Casan e Celesc, prevê na primeira etapa a construção de 1,5 mil novas moradias, um investimento de R$ 52,5 milhões. O valor de cada unidade é de R$ 35 mil. Resumidamente, o projeto pretende atender aquelas famílias catarinenses, com renda superior a dois salários mínimos, que sonham em sair do aluguel, já possuem um lote para construir a sua casa própria, mas faltam recursos disponíveis para financiar um imóvel. Com o Cohab Oportunidades, essa família poderá financiar uma casa pré-moldada, no valor estimado de R$ 35 mil, assumindo 240 parcelas de cerca de R$ 300 mensais, com juros de 4.5% ao ano. A garantia para esse financiamento será o próprio lote da família.

Agenda de segunda-feira

Em Painel, o primeiro município visitado, foi recepcionado pelo  prefeito Flavio Antônio Neto da Silva, pelo vice Dercy de Assis Melo Vieira e pelo vereador Arilton Pereira de Brito. Foram  apresentadas ao prefeito os novos desafios da atual administração da COHAB-SC. Além de apresentar as diretrizes do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), voltado a famílias que vivem no campo, o diretor presidente da Companhia informou a respeito do programa Cohab Oportunidades, que contempla famílias que vivem em área urbana.

De quebra, o diretor presidente anunciou ainda o investimento de R$ 150 mil para construção de 10 moradias populares a famílias extremamente carentes do município. Nesta terça-feira, foi realizada uma reunião entre a equipe da Prefeitura e da Diretoria de Operações da Cohab/SC.

Já em Capão Alto, em encontro realizado na Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Heiderscheidt informou ao prefeito do município de Capão Alto, Luiz Carlos Alves de Freitas, sobre o aporte financeiro no valor de R$ 170 mil, com recursos da Cohab e do Governo do Estado, para a construção de 10 casas - outras 18 unidades já foram entregues - pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

No município de Campo Belo do Sul, também na Serra catarinense, a equipe da Cohab reuniu-se com o vice-prefeito José Tadeu Martins de Oliveira. O município já possui imóveis viabilizados pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), mas pode também ser beneficiado pelo Programa Cohab Oportunidades. O presidente do órgão estadual também informou sobre o programa A Casa é Sua, que irá contemplar 18 famílias do município com o recebimento da escritura definitiva da residência.

Ainda na tarde desta segunda-feira, a equipe da Cohab esteve no município de Cerro Negro. Heiderscheidt propôs à prefeita Sirley Kley Varela uma parceria para a construção de casas destinadas a famílias carentes do município. Na ocasião, a equipe visitou um antigo loteamento localizado na cidade junto com o ex-prefeito Janerson Furtado, a secretária municipal de Assistência Social, Irene Ferrari Guarda, e o assessor parlamentar Mário Goulart.

Para finalizar o dia de maratona pela Serra, o presidente da Cohab visitou ainda o município de Anita Garibaldi, onde esteve em audiência com o prefeito Ivonir Fernandes da Silva. A cidade foi contemplada pelo Programa Minha Casa Minha Vida com mais de 30 unidades habitacionais. Na parceria com a Cohab, a prefeitura ficou com a responsabilidade da busca por uma área no município para que possam ser construídos 32 apartamentos, sendo dois blocos com 16 cada.