Cohab Oportunidades vai ser licitado em maio e prevê a construção de 1,5 mil novas moradias
Com o desafio de provocar um choque de gestão na Cohab/SC, 60 dias após tomar posse, o diretor presidente da Companhia, Ronério Heiderscheidt, apresentou em primeira mão para o governador Raimundo Colombo a nova ferramenta que vai acelerar o processo de inclusão habitacional em Santa Catarina. Na última semana, em audiência com o governador pela manhã, na Casa d'Agronômica, o diretor presidente apresentou o programa Cohab Oportunidades que prevê a construção a longo prazo de 5 mil novas moradias populares, investimento de cerca de R$ 170 milhões e será lançado e licitado em maio.

O programa, uma parceria entre a Companhia, Prefeituras, Casan e Celesc, prevê na primeira etapa a construção de 1,5 mil novas moradias, um investimento de R$ 52,5 milhões. O valor de cada unidade é de R$ 35 mil. Resumidamente, o projeto pretende atender aquelas famílias catarinenses, com superior a dois salários mínimos, que sonham em sair do aluguel, já possuem um lote para construir a sua casa própria, mas faltam recursos disponíveis para financiar um imóvel. Com o Cohab Oportunidades, essa família poderá financiar uma casa pré-moldada, no valor estimado de R$ 35 mil, assumindo 240 parcelas de cerca de R$ 300 mensais, com juros de 4.5% ao ano. A garantia para esse financiamento será o próprio lote da família.

A Cohab fornecerá ainda o projeto completo e ARTs gratuito para essas pessoas, informou Ronério Heiderscheidt, afirmando que a unidade habitacional terá 42 metros quadrados de área construída, com dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. “Essa ideia está tendo uma boa receptividade, principalmente, entre prefeitos e vereadores”, informou empolgado.

Nessa primeira etapa do projeto, para a Grande Florianópolis está prevista a construção de 400 unidades habitacionais, Vale do Itajai 200, Norte, 200, Serra, 200, Sul, 200, Meio Oeste 150 e Oeste 150, totalizando 1,5 mil novas moradias.

“O objetivo principal deste projeto é entregar a casa pronta e auxiliar as famílias na aquisição da casa própria”, disse Ronério Heiderscheidt. Ainda na oportunidade, o diretor presidente informou que até julho serão inauguradas 202 unidades habitacionais em Santa Catarina.