Diretor presidente da Cohab/SC faz balanço de dois meses de gestão
Num rápido balanço, dia 01 de maio fez 60 dias que o ex-prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, assumiu a presidência da COHAB e contabilizou como saldo positivo até o momento a viabilização de 202 novas unidades habitacionais em Santa Catarina. A última ação propositiva aconteceu em Porto União. Na sexta, dia 03, em solenidade na cidade, foi inaugurado o conjunto habitacional Vila Verde pelo presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt e pelo prefeito do município, Anizio de Souza. Cinquenta e quatro familias receberam as chaves de sua moradia e realizaram o sonho da casa própria. “Auxiliar o catarinense a concretizar a sua moradia é uma das missões da Cohab”, disse Ronério Heiderscheidt.

Só para registrar, em 15 de março, em Major Vieira, foram inauguradas 29, em Ermo no dia 12 de abril foram  30 casas populares. Na sexta, dia 03 de maio, em Porto Uniao, foram inauguradas 54 novas moradias. Já em Ipuaçu no dia 09 de maio serão mais 29 casas.  No dia 10 de maio, em Coronel Martins, mais 30 unidades serão entregues e por fim em julho, em Pouso Redondo, mais 30 casas.

Cohab Oportunidades

Por isso, em cima desse desafio, em maio, será licitado o programa Cohab Oportunidades, que foi apresentado pelo presidente da Companhia, Ronério Heiderscheidt, no dia 30 de abril, ao governador Raimundo Colombo, na Casa d'Agronômica. O programa prevê a construção a longo prazo de 5 mil novas moradias populares, com investimento de cerca de R$ 170 milhões. O programa, uma parceria entre a Companhia, Prefeituras, Casan e Celesc, prevê na primeira etapa a construção de 1,5 mil novas moradias, um investimento de R$ 52,5 milhões. O valor de cada unidade é de R$ 35 mil.

Resumidamente, o projeto pretende atender aquelas famílias catarinenses, com renda superior a dois salários mínimos, que sonham em sair do aluguel, já possuem um lote para construir a sua casa própria, mas faltam recursos disponíveis para financiar um imóvel. Com a Cohab Oportunidades, essa família poderá financiar uma casa pré-moldada, no valor estimado de R$ 35 mil, assumindo 240 parcelas de cerca de R$ 300 mensais, com juros de 4.5% ao ano. A garantia para esse financiamento será o próprio lote da família.

A Cohab fornecerá ainda o projeto completo e ARTs gratuito para essas pessoas, informou Ronério Heiderscheidt, afirmando que a unidade habitacional terá 42 metros quadrados de área construída, com dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. Nessa primeira etapa do projeto, onde estão projetadas 1,5 mil casas populares,  para a Grande Florianópolis está prevista a construção de 400 unidades habitacionais, Vale do Itajai 200, Norte, 200, Serra, 200, Sul, 200, Meio Oeste 150 e Oeste 150.