Cohab/SC busca terrenos para implantação de projetos habitacionais em 95 municípios
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) irá investir na aquisição de terrenos em municípios catarinenses para a construção de 13.330 unidades habitacionais. Em comunicado público veiculado no último domingo (dia 28), a Companhia anunciou o interesse em comprar áreas em 40 cidades do Estado para implantação de projetos destinados à população de baixa renda por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), vinculado ao Programa Minha Casa Minha Vida 2.

Serão construídas 10.210 habitações nestes 40 municípios. Mais 3.120 unidades serão produzidas em outras 55 cidades, conforme o edital publicado na última semana. O investimento total no setor de habitação destes 95 municípios deverá chegar à ordem de R$ 606 milhões. Podem apresentar proposta de terrenos para venda pessoas físicas ou jurídicas. Entre os critérios para a seleção das áreas estão: localização do imóvel com a infraestrutura básica, preço proposto por metro quadrado de área edificável, topografia, custos com a movimentação de terra, nível do terreno em relação à rua principal e condições da rua de acesso (logradouro) ao terreno.

Com a execução dos empreendimentos, a Companhia irá ultrapassar a meta de produção traçada para a gestão 2012-2014: 21,5 mil unidades habitacionais. Somadas as 13,3 mil moradias previstas para serem construídas nos terrenos adquiridos, estão em fase de execução outras cinco mil unidades pelo Programa Nacional de Habitação Rural, que subsidia a produção de casas para agricultores e trabalhadores rurais. Por meio de outros programas implantados pela Cohab/SC, foram concluídas 1.540 unidades desde o início de 2011, estão em execução cerca de 700 moradias e outras 3 mil encontram-se em processo de licitação. Com toda a produção contabilizada, o número de residências a serem produzidas em quatro anos deverá atingir as 24 mil unidades.

“Com o apoio do Governo do Estado, Governo Federal e prefeituras, conseguiremos alcançar a audaciosa meta de produção habitacional que estabelecemos para 2014. Uma vez concluídos os empreendimentos, teremos diminuído significativamente a nossa demanda. Mesmo ocupando o posto de estado com menor déficit do país, Santa Catarina ainda possui aproximadamente 145 mil famílias sem a casa própria”, destacou a diretora presidente da Companhia, Maria Darci Mota Beck.

bullet1 Informações adicionais