Cohab/SC e TJ/SC promovem mutirão de conciliação para mutuários inadimplentes em Florianópolis
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJ/SC) promovem, até o próximo sábado, dia 14, na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, audiências de conciliação para a renegociação de dívidas com mutuários inadimplentes junto à empresa. A ação faz parte do Programa Moradia em Dia, que beneficia 7,5 mil famílias catarinenses com atraso no pagamento das prestações de financiamento habitacional. Serão oferecidas diversas opções para renegociação das dívidas, acumuladas desde a criação da Companhia, com descontos de até 100% nos juros de mora.

Os juros de mora cobrados em débitos atrasados representam um componente de peso na dívida total dos mutuários, principalmente quando a falta de pagamento se estende por um período mais longo. Com o perdão, o valor não é considerado e, na prática, o mutuário ganha um abatimento no montante a ser pago. Diante da opção de o mutuário oferecer ou não entrada no total da dívida atualizada, os descontos sobre os juros de mora existentes podem variar de 30% a 100%.

A Cohab/SC firmou um convênio com o Tribunal de Justiça visando à renegociação entre a empresa e o devedor em fase pré-judicial. Os mutuários da Grande Florianópolis com parcelas atrasadas foram convocados para o mutirão de conciliação, que ocorre entre os dias 10 e 14 de julho, das 9h às 18h, na Capital. Posteriormente, a ação será promovida em outras Comarcas do Estado. Desta maneira, evita-se os custos inerentes ao processo e a possível inclusão do nome do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A proposta foi apresentada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que acenou com a possibilidade de transformar a experiência catarinense em um programa nacional.

Alternativas de atendimento

Os mutuários com débitos que não puderem comparecer à Passarela Nego Quirido têm outras alternativas para regularizar a situação junto à Companhia. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800.644.0844 (ligação gratuita), comparecer nos escritórios regionais da empresa ou buscar orientação nas prefeituras e Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), por meio das assistentes sociais destes órgãos.

A diretora presidente da Cohab/SC, Maria Darci Mota Beck, destaca que as alternativas de atendimento para renegociação estão de acordo com o perfil e a situação financeira do mutuário. “O nosso objetivo não é retomar a posse de imóveis dos inadimplentes, e sim oferecer as condições necessárias para que eles regularizem o pagamento e preservem a moradia de sua família”, ressaltou Maria Darci.

A meta do Programa Moradia em Dia neste primeiro ano é reduzir pela metade  o número de contratos em atraso. A regularização dos financiamentos garantirá um aumento no fluxo de caixa da Cohab e permitirá o investimento em novas moradias em Santa Catarina.

bullet1  Informações adicionais