Parceria entre Cohab/SC e Fischer recebe prêmio nacional de habitação em Brasília

A parceria entre a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) e a empresa Irmãos Fischer S/A Indústria e Comércio, de Brusque, recebeu o prêmio Selo de Mérito 2012 da Associação Brasileira de Cohabs (ABC) nesta quarta-feira, dia 16, em Brasília (DF). Entre 56 concorrentes, o projeto Casa Modular em Aço foi o vencedor nacional na categoria Inovação Tecnológica.

A diretora presidente da Companhia, Maria Darci Mota Beck, e o diretor Industrial da empresa Fischer, Norival Fischer, apresentaram o projeto campeão ao público, formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de profissionais da iniciativa privada. “Foi a chance de mostrarmos a outros agentes de habitação uma parceria promissora em nosso Estado. Com uma proposta sustentável inovadora, tenho certeza de que contribuiremos para a solução da demanda habitacional em Santa Catarina”, afirmou a diretora presidente Maria Darci.

O órgão estadual de habitação firmou uma parceria com a Fischer no primeiro semestre de 2011. Em decorrência dos prejuízos causados por desastres naturais no território catarinense, a Companhia buscou alternativas no ramo de tecnologia voltado à construção civil com o objetivo de divulgar propostas inovadoras que tornassem mais ágil o trabalho no canteiro de obra. As empresas assinaram um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de unidade habitacional experimental construída por meio de painéis modulares em aço galvalume e poliuretano.

DSC_0418A iniciativa reduziu o tempo de execução da obra em 90%, sendo necessário apenas quatro dias para a construção completa da moradia (um dia para a fundação da casa, dois para a montagem da unidade e o último dia para a finalização de revestimento cerâmico e demais acabamentos). Os painéis de aço são resistentes à corrosão, não trincam nem racham com facilidade, evitam a proliferação de agentes nocivos à saúde (fungos e ácaros) e possuem componentes de alto desempenho. Já o poliuretano tem um elevado desempenho termoacústico.

Recorde de inscrições

A 14ª edição do Prêmio Selo de Mérito registrou o maior número de projetos inscritos desde a sua criação. As inscrições foram oficialmente encerradas no dia 21 de março. Ao todo, dezessete estados concorreram com um total de 56 projetos inscritos — um aumento de 111% em relação ao ano passado. Trinta e sete instituições inscreveram seus projetos em pelo menos uma das seis categorias da premiação, sendo que 14 destes projetos foram de prefeituras de municípios com mais de 100 mil habitantes. O prêmio tem como objetivo estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social.

Esta é a segunda oportunidade em que a Cohab/SC é premiada com o Selo de Mérito. Há quatro anos, o projeto Torre Sustentável para Habitações de Baixa Renda, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Eficiência Energética de Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também foi contemplado. A proposta certificada pela ABC utiliza a energia solar, o uso racional da água e a captação de água da chuva para atividades domésticas de fins não potáveis em moradias populares.

A ideia foi classificada, em 2008, pela Holcim Foundation for Sustainable Construction, da Suíça, como um dos 15 melhores projetos sustentáveis da temporada, entre 5 mil enviados por profissionais de 90 países. A Torre Sustentável recebeu ainda a terceira colocação no concurso Holcim Awards de Projetos de Construção Sustentável na América Latina, realizado na Cidade do México, naquele ano.

Jornalista Maykon Oliveira | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (48) 9960.0522/3271.7235