Cohab/SC e Fischer vencem prêmio nacional em parceria no ramo de tecnologia construtiva
A parceria entre a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) e a empresa Irmãos Fischer S/A Indústria e Comércio, de Brusque, sagrou-se vencedora da 14ª edição do Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs (ABC). Entre 55 concorrentes, o projeto Casa Modular em Aço foi o vencedor nacional na categoria Inovação Tecnológica, conforme resultado divulgado nesta quinta-feira (26). A solenidade de entrega do prêmio está marcada para o dia 16 de maio, em evento a ser realizado em Brasília (DF).

O órgão estadual de habitação firmou uma parceria com a Fischer no primeiro semestre de 2011. Em decorrência dos prejuízos humanos e materiais causados pelos desastres naturais no país, especialmente em Santa Catarina, a Companhia buscou alternativas no ramo de tecnologia voltado à construção civil com o objetivo de divulgar propostas inovadoras que tornassem mais ágil o trabalho no canteiro de obra. As empresas assinaram um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de unidade habitacional experimental construída por meio de painéis modulares em aço galvalume e poliuretano.

A iniciativa conseguiu reduzir o tempo de execução da obra em 90%, sendo necessário apenas quatro dias para a construção completa da moradia (um dia para a fundação da casa, dois para a montagem da unidade e o último dia para a finalização de revestimento cerâmico e demais acabamentos). Os painéis de aço são resistentes à corrosão, não trincam nem racham com facilidade, evitam a proliferação de agentes nocivos à saúde (fungos e ácaros) e possuem componentes de alto desempenho. Já o poliuretano tem um elevado desempenho termoacústico.

A Cohab/SC tem como objetivo contemplar com a moradia em aço famílias que vivem no campo e em áreas urbanas, especialmente em regiões consideradas de risco, sujeitas a inundações, deslizamentos, enxurradas ou outro fator de vulnerabilidade. As habitações podem ser construídas em terrenos individuais ou em conjuntos habitacionais horizontais e verticais. A prioridade de atendimento são os catarinenses com renda familiar de até três salários mínimos, especialmente as classes C e D.

Com certificações fornecidas pelo Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Leme/UFRGS) e pelo Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Edificações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Lade/UFMS), a casa pode ter dimensões variadas e ser financiada pela Cohab/SC, além de Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil pelo Programa Minha Casa Minha Vida. “Sempre buscamos alternativas que minimizassem o período para execução do empreendimento. A casa em aço, além de um preço acessível, mostrou-se também sustentável, uma vez que o material leve e de fácil transporte permite a limpeza e redução do canteiro de obra”, destacou a diretora presidente da Cohab/SC, Maria Darci Mota Beck.

Recorde de inscrições

A 14ª edição do Prêmio Selo de Mérito registrou o maior número de projetos inscritos desde a sua criação. As inscrições foram oficialmente encerradas no dia 21 de março. Ao todo, dezessete estados concorreram com um total de 55 projetos inscritos — um aumento de 111% em relação ao ano passado. Trinta e seis instituições inscreveram seus projetos em pelo menos uma das seis categorias da premiação, sendo que 14 destes projetos foram de prefeituras de municípios com mais de 100 mil habitantes.

O prêmio tem como objetivo estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social. A solenidade de entrega será durante a realização do 59º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Brasília, entre os dias 16 e 18 de maio.

Esta é a segunda oportunidade em que a Cohab/SC é premiada com o Selo de Mérito. Há quatro anos, o projeto Torre Sustentável para Habitações de Baixa Renda, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Eficiência Energética de Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também foi contemplado. A proposta certificada pela ABC utiliza a energia solar, o uso racional da água e a captação de água da chuva para atividades domésticas de fins não potáveis em moradias populares.

A ideia foi classificada, em 2008, pela Holcim Foundation for Sustainable Construction como um dos 15 melhores projetos sustentáveis da temporada, entre 5 mil enviados por profissionais de 90 países. A Torre Sustentável recebeu ainda a terceira colocação no concurso Holcim Awards de Projetos de Construção Sustentável na América Latina, realizado na Cidade do México, naquele ano.

bullet Informações adicionais
Jornalista Maykon Oliveira |  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (48) 3271.7235/9960.0522
 

 

Rua Felipe Schmidt, nº 249, 9º Andar, Centro Comercial ARS - Centro | Florianópolis (SC) - CEP 88.010-902 - Fone 0XX 48 3664-7100

logo_ciasc© 2010 | Joomla - v1.5 | Todos os Direitos Reservados