Cohab/SC promove fórum do plano estadual de habitação na Capital

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) promoveu, nesta quarta-feira (23), o Fórum Estadual do Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS). O evento marcou a última etapa participativa do processo de elaboração do documento que definirá as estratégias a serem adotadas até 2023 para a garantia do direito à moradia no Estado. Uma vez concluída a versão final do plano, será elaborada uma minuta de projeto de lei para aprovação na Assembleia Legislativa.

“Melhorar a habitação para a família catarinense é um dos grandes processos de inclusão social do governo Raimundo Colombo”, destacou, na abertura da solenidade, o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon. Já a diretora presidente da Cohab/SC, Maria Darci Mota Beck, ressaltou a parceria com diversas entidades para o desenvolvimento do trabalho. “A união da força com o conhecimento dos envolvidos resultou em um produto final de maior qualidade. Nós conseguimos a participação de todos os municípios catarinenses no processo de elaboração, o que permitiu a abordagem de aspectos da produção habitacional considerando as peculiaridades de cada região”.

Ao todo, em menos de dois anos, foram realizadas 75 oficinas pelo Estado, sendo duas em cada Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e três encontros inter-regionais, além da promoção de três seminários para debater, entre outros temas, o diagnóstico habitacional, o atendimento de famílias residentes em áreas de risco, regularização fundiária e desenvolvimento institucional.

Profissionais da área de habitação das prefeituras catarinenses, das SDRs e representantes de cooperativas, sindicatos, federações e associações do setor participaram do evento realizado nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.