COHAB/SC inicia levantamento de número de moradias atingidas pelas enchentes no Estado
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) iniciou na última semana um levantamento do número de moradias atingidas pelas enchentes que assolaram o Estado neste mês de setembro. Onze cidades decretaram estado de calamidade pública e outras 59 estão em situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 176 mil pessoas tiveram que deixar suas casas, sendo que 161 mil se alojaram em residências de parentes ou amigos e 15 mil estão em abrigos públicos, como escolas, ginásios e salões de igreja.

Uma equipe técnica da COHAB/SC, com o apoio dos escritório regionais da Companhia e das secretarias de habitação municipais, irá começar o estudo para definir a quantidade de casas prejudicadas em decorrência do excesso de chuvas. O relatório final será apresentado no Ministério das Cidades, em Brasília (DF), com o objetivo de facilitar a obtenção de recursos para o atendimento destas famílias pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

Na primeira fase do programa, em 2010, foram beneficiados 34 municípios catarinenses. Dos contemplados, a COHAB/SC, em parceria com as prefeituras e cooperativas de crédito, está trabalhando em 28 cidades, onde estão sendo construídas 853 moradias. O PMCMV atendeu famílias, selecionadas por cada prefeitura, com renda de até R$ 1.395,00. O valor total do subsídio para a construção das unidades ultrapassou R$ 11,1 milhões.