COHAB/SC realiza seminário integrante do Plano Catarinense de Habitação
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) realizou na terça e quarta-feira, dias 9 e 10 de agosto, o seminário Desenvolvimento Institucional na Política de Habitação, no Teatro Pedro Ivo Campos, na SC-401, em Florianópolis. Cerca de 230 participantes, entre prefeitos, profissionais municipais da área de habitação e especialistas, estiveram reunidos no evento que debateu a gestão pública no atendimento à melhoria das condições de moradia da população de baixa renda.

Foram debatidos aspectos dos programas de habitação de interesse social, as perspectivas para a estruturação institucional dos municípios e a situação das políticas públicas para o setor, como organização orçamentária, captação de recursos e transferências, fundos estaduais e fontes de recursos, entre outros.

A abertura do encontro, na noite da última terça-feira, foi conduzida pela diretora presidente da COHAB/SC, Maria Darci Mota Beck. Também estiveram presentes na ocasião: o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon, representando o governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado de Planejamento, Filipe Mello, o deputado estadual Manoel Mota, representando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) da Grande Florianópolis, Hélio Bairros.

Ainda no primeiro dia de evento, a arquiteta urbanista Margareth Matiko Uemura, técnica do Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, ministrou a palestra “O papel estratégico dos planos de habitação no contexto da nova política nacional de habitação”. Na manhã de terça-feira, os palestrantes foram o sociólogo Flávio Henrique Ghilardi, da empresa Demacamp Consultoria, e Vânia Fátima Guareski Souto, assistente social da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Já à tarde, as exposições foram realizadas pelo psicólogo Sandro Marcelo Xavier, coordenador de Assistência Técnica e Programas Especiais da Regional de Sustentação ao Negócio de Florianópolis (RSN/FL) da Caixa Econômica Federal, e pelo economista Sérgio Vital e Silva, secretário adjunto de Orçamento e Planejamento Participativo da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Ao final de cada turno, foi aberto debate com o público presente.

Plano Catarinense

O encontro integra a agenda do Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS), desenvolvido pela COHAB/SC em parceria com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs). Este será o terceiro seminário promovido pela Companhia para a elaboração do Plano. Em outubro do ano passado, um primeiro evento foi realizado no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado. Naquela ocasião, estiveram em pauta temas como a regularização fundiária e as soluções para a habitação promovidas pelo poder público e outros agentes, como cooperativas e sindicatos.

Em abril deste ano, no Teatro Pedro Ivo Campos, os temas abordados foram o atendimento a famílias residentes em áreas de risco — regiões sujeitas a inundações, deslizamentos, enxurradas ou outro fator de vulnerabilidade —, a avaliação da eficácia do atual sistema de monitoramento destas situações e a legislação ambiental referente à inclusão e à regularização de assentamentos precários.

bullet Informações adicionais
Jornalista Maykon Oliveira |  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (48) 3271.7235
 

 

Rua Felipe Schmidt, nº 249, 9º Andar, Centro Comercial ARS - Centro | Florianópolis (SC) - CEP 88.010-902 - Fone 0XX 48 3664-7100

logo_ciasc© 2010 | Joomla - v1.5 | Todos os Direitos Reservados