COHAB/SC participa de lançamento do Minha Casa Minha Vida 2

A diretora presidente da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC), Maria Darci Mota Beck, irá representar o governador Raimundo Colombo no lançamento da segunda etapa do Programa Minha Casa Minha Vida, na manhã desta quinta-feira, dia 16, em Brasília (DF). A presidente Dilma Rousseff confirmou presença no evento, marcado para as 11h, no 2º andar do Salão Nobre do Palácio do Planalto.

O convite do ministro das Cidades, Mário Negromonte, veio cerca de duas semanas após uma audiência em que o governo catarinense apresentou uma proposta para a construção de 21 mil moradias populares até 2014. Na ocasião, além da entrega do protocolo de intenções, foi discutida a viabilidade de parceria com o Ministério por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.

O plano de ações da COHAB/SC prevê o atendimento de famílias residentes de zonas rurais e urbanas, em todos municípios do Estado, com a construção de conjuntos habitacionais e lotes urbanizados. As famílias que vivem atualmente em áreas de risco serão prioridade na nova fase do programa.

 

O ministro Mário Negromonte destacou a importância do uso de energia solar nas novas habitações e a contrapartida do Estado na aquisição de terrenos em regiões consideradas seguras — as iniciativas já vêm sendo adotadas pela COHAB/SC nos últimos anos. Depois da apreciação pelo departamento jurídico do Ministério, Negromonte agendará uma visita a Santa Catarina para a assinatura do protocolo de intenções.

Para a diretora presidente da COHAB/SC, o encontro nesta quinta-feira será mais uma oportunidade para reforçar o pedido catarinense. “A verba disponível para investimento ainda é insuficiente diante da nossa necessidade. Pedimos uma atenção especial ao Ministério porque nosso território é um dos mais castigados do país em decorrência de catástrofes climáticas. E os prejuízos, invariavelmente, abrangem o setor de moradias”, afirmou Maria Darci Mota Beck.

Com os novos critérios de seleção do Minha Casa Minha Vida, privilegiando os estados com maiores crescimentos demográficos de acordo com o Censo 2010, Santa Catarina poderá ter um quadro mais favorável para a obtenção de recursos. Embora a Região Sul tenha sido a que menos cresceu no país, o Estado apresentou o maior aumento populacional: 16,68% — contra 4,98% do Rio Grande do Sul e 9,16% do Paraná.


bullet Informações adicionais

 

Jornalista Maykon Oliveira |  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (48) 3271.7235/8843.4037

 

 

Rua Felipe Schmidt, nº 249, 9º Andar, Centro Comercial ARS - Centro | Florianópolis (SC) - CEP 88.010-902 - Fone 0XX 48 3664-7100

logo_ciasc© 2010 | Joomla - v1.5 | Todos os Direitos Reservados