Santa Catarina pede mais moradias ao Governo Federal

Ministro_Negromonte


Santa Catarina apresentou ao Ministério das Cidades uma proposta para a construção de 21 mil moradias no Estado até 2014. O governador Raimundo Colombo e a diretora presidente da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC), Maria Darci Mota Beck, entregaram o protocolo de intenções ao ministro Mário Negromonte na noite da última quarta-feira, dia 1º, em Brasília.

Na audiência, foi discutida a viabilidade de parceria com o Ministério para a construção de casas populares por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Programa Minha Casa Minha Vida. Para a diretora presidente da COHAB/SC, Santa Catarina sai em desvantagem na obtenção de recursos junto ao Governo Federal por ter o menor déficit habitacional relativo do país (7,6%).

“Estamos reforçando nosso pedido ao Ministério das Cidades, pois a verba destinado ao setor habitacional do Estado ainda está aquém da necessidade. A situação ainda se agrava com os constantes prejuízos causados pelos fenômenos climáticos nos municípios catarinenses”, frisou Maria Darci Mota Beck.

O plano de ações da COHAB/SC prevê a relocação e reconstrução de residências, por meio do PAC Habitação, para pelo menos cinco mil famílias que vivem atualmente em áreas de risco. Já pelo Programa Minha Casa Minha Vida, a proposta é o atendimento de famílias de baixa renda, residentes de zonas rurais e urbanas, em municípios com até 50 mil habitantes.

Ainda no encontro, o ministro Mário Negromonte destacou a importância do uso de energia solar nas novas habitações e a contrapartida do Estado na aquisição de terrenos em regiões consideradas seguras. Depois da apreciação do departamento jurídico do Ministério, Negromonte deve agendar uma visita a Santa Catarina para a assinatura do protocolo de intenções.

A diretora presidente da COHAB/SC acredita que uma nova parceria será firmada em breve: “Fiquei entusiasmada ao saber que a COHAB/SC esta trilhando o caminho certo, já adquirimos terrenos em várias cidades do Estado. Só desta maneira conseguiremos atender a uma parcela maior das 145 mil famílias catarinenses que não possuem casa própria”, finalizou.

bullet Informações adicionais
Jornalista Maykon Oliveira |  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (48) 3271.7235/8843.4037
 

 

Rua Felipe Schmidt, nº 249, 9º Andar, Centro Comercial ARS - Centro | Florianópolis (SC) - CEP 88.010-902 - Fone 0XX 48 3664-7100

logo_ciasc© 2010 | Joomla - v1.5 | Todos os Direitos Reservados