COHAB/SC participa de lançamento de plano de habitação do município de Rio do Sul
A diretora presidente da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC), Maria Darci Mota Beck, participa na próxima segunda-feira, às 18h30min, do lançamento do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) do município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí. O Plano é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação (SNHIS), com o objetivo de promover o planejamento de ações do setor para garantir o acesso à moradia digna a famílias de baixa renda.

O processo de elaboração do PLHIS contempla três etapas – proposta metodológica, diagnóstico do setor e estratégias de ação – , que  resultam em um conjunto de objetivos, metas e instrumentos para a área de habitação. “Com a elaboração do Plano Local, traçou-se o perfil real do déficit habitacional do município, em cada nível de renda dos moradores. Esta certamente será uma vantagem das prefeituras na obtenção de recursos destinados à habitação popular”, ressaltou Maria Darci.

A COHAB/SC também está elaborando o Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS), desenvolvido com a participação das prefeituras, Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), sindicatos e cooperativas do ramo. O documento elaborado pelo órgão estadual irá estabelecer as diretrizes do setor pelos próximos 15 anos, priorizando os catarinenses de menor renda e respeitando as particularidades culturais de cada região.

Novos condomínios populares

Na quarta-feira, a diretora presidente da COHAB/SC reúne-se com representantes da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Rio do Sul para discutir a viabilização de novos condomínios populares no município. Será proposta uma parceria com a prefeitura para a construção de casas e apartamentos por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

bullet Jornalista Maykon Oliveira | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (48) 3271.7232/8843.4037

O processo de elaboração do PLHIS contempla três etapas – proposta metodológica, diagnóstico do setor e estratégias de ação – , que resultam em um conjunto de objetivos, metas e instrumentos para a área de habitação. “Com a elaboração do Plano Local, traçou-se o perfil real do déficit habitacional do município, em cada nível de renda dos moradores. Esta certamente será uma vantagem das prefeituras na obtenção de recursos destinados à habitação popular”, ressaltou Maria Darci.

Novos condomínios populares