COHAB/SC apresenta plano de ações e metas ao governador Raimundo Colombo nesta quinta-feira
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) apresenta o plano de ações e metas da atual gestão ao governador Raimundo Colombo e ao vice Eduardo Pinho Moreira na manhã desta quinta-feira, dia 10, às 10h15min. O encontro faz parte de um cronograma de reuniões, organizado pela Secretaria do Planejamento, com 29 órgãos do Estado – entre empresas, fundações, autarquias e sociedades de economia mista.

A exibição do diagnóstico e do planejamento da COHAB/SC será conduzida pela diretora presidente Maria Darci Mota Beck, que assumiu no início deste ano seu terceiro mandato à frente da empresa. “Esta será a nossa oportunidade de apresentar ao governador o trabalho realizado pela Companhia nos últimos oito anos e a nossa proposta com as prioridades para esta nova gestão”, afirmou Maria Darci.

Entre as medidas previstas está o desenvolvimento de um programa habitacional voltado ao atendimento de famílias que vivem em áreas de risco em Santa Catarina. Um levantamento feito pela COHAB/SC com a participação de 78 municípios apontou que existem aproximadamente 10 mil moradias (cerca de 36 mil pessoas) fixadas em terrenos sujeitos a inundações, enxurradas ou deslizamento de encostas.

Uma equipe de técnicos e engenheiros especializados será designada para visitar todas as regiões do Estado e classificar as situações mais graves em três níveis, de acordo com o grau de risco. A proposta é agilizar o processo para que possam ser tomadas medidas estruturais, como a relocação de famílias e reconstrução de moradias vulneráveis, ou não estruturais, como a capacitação de profissionais das prefeituras e a sensibilização das comunidades locais.

Moradias rurais

Outra preocupação da Companhia é o crescente aumento no êxodo de famílias que vivem no campo rumo ao Litoral. De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sete das dez cidades catarinenses que mais cresceram na década estão na região litorânea. Além disso, Santa Catarina foi o Estado que apresentou o maior aumento populacional na região Sul (16,68%) - em proporção, mais de três vezes o crescimento do Rio Grande do Sul e quase duas vezes o crescimento do Paraná.

Por isso, uma das frentes de trabalho executadas pela COHAB/SC privilegiou os catarinenses que residem nas áreas rurais. Desde a implantação do Programa Nova Casa, em maio de 2003, 5 mil das 14 mil moradias construídas pela Companhia beneficiaram as famílias do campo. A meta para os próximos anos é reduzir o déficit habitacional de 10 mil unidades existente nas cidades do interior.

Mesmo com o menor déficit habitacional relativo do País (7,6%), Santa Catarina necessita ainda de 145 mil novas residências. O plano de ação elaborado pela COHAB/SC inclui a produção de loteamentos, a construção de casas isoladas, condomínios residencias verticais e horizontais, e a criação de bairros sustentáveis em diversos municípios do Estado.

Também faz parte dos planos da Companhia a contínua capacitação do quadro de funcionários. Hoje a COHAB/SC emprega 123 profissionais, distribuídos entre a sede os os escritórios regionais e de representação em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Lages, Rio do Sul, Videira, Canoinhas e São Miguel do Oeste.

bullet Jornalista Maykon Oliveira | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (48) 3271.7232/8843.4037