COHAB/SC e Pedra Branca planejam criação de bairro sustentável na comunidade Frei Damião, em Palhoça
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) e o grupo empresarial Pedra Branca firmaram uma parceria pela revitalização urbanística da comunidade Frei Damião, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Considerada uma das maiores favelas de Santa Catarina, a área abriga hoje cerca de 1,4 mil famílias.

A proposta é transformar o terreno, de propriedade da COHAB/SC, em um bairro modelo de construção sustentável. Além dos levantamentos topográfico e socioeconômico já realizados pelo órgão estadual de habitação, uma empresa foi contratada para elaborar os projetos técnicos, urbanísticos e paisagísticos do futuro bairro. O documento deve ficar pronto em três meses.

Em reunião no início da tarde desta quarta-feira, dia 2, a diretora presidente da COHAB/SC, Maria Darci Mota Beck, e o presidente do grupo Pedra Branca, Valério Gomes, discutiram um plano de ação para recuperação da comunidade.

“Esta parceria se enquadra nos novos objetivos da Companhia, que é a construção de bairros ecologicamente corretos para população de baixa renda nas maiores cidades do Estado. Por isso, a nossa equipe tem interesse em participar ativamente da mudança da qualidade de vida dessas sete mil pessoas que vivem na região”, destacou Maria Darci.

pedra-BrancaNo encontro, Valério Gomes usou como exemplo o trabalho bem-sucedido em comunidades carentes de Medellín, na Colômbia. O arquiteto responsável pelo projeto naquele país, Gustavo Restrepo, esteve no mês passado em Santa Catarina para apresentar as ações desenvolvidas na revitalização da cidade colombiana.

Restrepo e um grupo de arquitetos locais visitaram a comunidade Frei Damião e entrevistaram algumas famílias que vivem ali. A partir das reivindicações da população, ele propôs a criação de bibliotecas, parques infantis, quadras de esportes e calçadas para pedestres.

Na próxima terça-feira, dia 8, às 10h, a diretora presidente e uma equipe da COHAB/SC, formada por engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, participarão de um novo encontro, em Pedra Branca, para discutir os próximos passos da projeto.


Informações adicionais
bullet Jornalista Maykon Oliveira | (48) 3271.7232/8843.4037 | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 

 

Rua Felipe Schmidt, nº 249, 9º Andar, Centro Comercial ARS - Centro | Florianópolis (SC) - CEP 88.010-902 - Fone 0XX 48 3664-7100

logo_ciasc© 2010 | Joomla - v1.5 | Todos os Direitos Reservados