Total de famílias de baixa renda atendidas pelo Minha Casa Minha Vida ainda é pouco expressivo em SC
A primeira fase do Programa Minha Casa Minha Vida superou as metas traçadas para Santa Catarina. No entanto, a parcela da população de baixa renda atendida pela iniciativa do Governo Federal ainda é pouco expressiva no Estado. Cerca de 77% das 145 mil famílias catarinenses sem casa própria possuem uma renda mensal de zero a três salários mínimos.

De acordo com os critérios do programa, em municípios com até 50 mil habitantes — 91% dos 293 existentes — compete diretamente ao poder público o desenvolvimento de ações para a solução da moradia. A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) realizou consulta prévia para os 267 municípios catarinenses que se enquadram no perfil e encaminhou para o Ministério das Cidades.

O número de cidades pouco populosas beneficiadas pelo Minha Casa Minha Vida no Estado foi abaixo do esperado. Apenas 34 municípios foram contemplados com recursos destinados à construção de moradias populares. Dos selecionados, a COHAB/SC, em parceria com as prefeituras e cooperativas de crédito, está coordenando a execução em 30 cidades, onde serão construídas 904 residências com um investimento de aproximadamente R$ 11,8 milhões.

A diretora presidente da Companhia, Maria Darci Mota Beck, ressaltou que está sendo preparada uma nova proposta para atender as regiões mais carentes do Estado. O documento será entregue ao governador Raimundo Colombo e, posteriormente, encaminhado a Brasília (DF). Maria Darci adiantou ainda quais serão as prioridades para a próxima etapa do programa.

“Iremos concentrar nossos esforços para atender primeiramente as famílias que habitam áreas de risco, mais suscetíveis a sofrer com os fenômenos climáticos, e as famílias que vivem no campo. Desta maneira, diminuiremos o déficit nas pequenas cidades do interior e também conseguiremos enfraquecer o êxodo rumo ao litoral”, afirmou.

Os dados do último Censo, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim do ano passado, apontam que Santa Catarina foi o estado da região Sul com o maior crescimento populacional na década (16,68%). Além disso, o levantamento mostrou que a população catarinense ficou mais urbanizada do que há 10 anos. Em 2000, 78,5% das famílias viviam em áreas urbanas; hoje o índice é o mesmo da média nacional: 84%.

Informações adicionais
bullet Jornalista Maykon Oliveira | (48) 3271.7232/8843.4037 | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 

 

Rua Felipe Schmidt, nº 249, 9º Andar, Centro Comercial ARS - Centro | Florianópolis (SC) - CEP 88.010-902 - Fone 0XX 48 3664-7100

logo_ciasc© 2010 | Joomla - v1.5 | Todos os Direitos Reservados