ARTIGO – Jornal Notícias do Dia 12/07/10 Imprimir

MARIA DARCI MOTA BECK

Diretora presidente da COHAB/SC

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) completa 45 anos nesta segunda-feira, dia 12. Quando assumimos, em janeiro de 2003, o quadro era preocupante e a empresa corria o risco de ser extinta. Foi identificada uma situação de obras paralisadas, custo operacional elevado e problemas de ordem estrutural.

Passamos por um difícil trabalho de ajustes internos nas áreas administrativa, financeira e de recuperação de crédito. Desenvolvemos uma nova política de habitação pelo Programa Nova Casa e, desde então, 12.654 famílias dos 293 municípios de Santa Catarina foram beneficiadas com a moradia própria.

O Programa foi pautado pela parceria com órgãos do governo federal, estadual, municipal, além de ações em conjunto com cooperativas, sindicatos, associações e movimentos sociais. Com muito empenho, atingimos nos últimos três anos as maiores arrecadações da história da empresa. A COHAB/SC voltou a operar como agente financeiro para a execução de projetos e ampliou sua atuação nos setores de assistência técnica, treinamento e capacitação.

Promovemos também o Programa Reação Habitação, destinado às famílias que perderam suas casas com a tragédia das chuvas em novembro de 2008. Conseguimos ainda uma parceria com  a Polícia Militar Ambiental, Fatma e Ibama para a realização do Projeto Kit Casa Madeira, que utiliza madeiras apreendidas na construção de residências para a população de baixa renda.

Neste ano, a COHAB/SC está se dedicando à implementação do Programa Minha Casa Minha Vida. A empresa irá trabalhar com 30 municípios catarinenses, onde serão investidos aproximadamente R$ 11,2 milhões na construção de 903 unidades. Paralelamente, estão sendo firmadas parcerias com diversas prefeituras para se intensificar as atividades do Projeto Lotes Urbanizados, iniciativa que prevê a  implantação e comercialização de loteamentos dotados de infraestrutura básica em áreas urbanas.

Com dedicação, conseguimos salvar a empresa. Recentemente, realizamos o primeiro concurso público em mais de quatro décadas de existência. Foram chamados 36 novos funcionários que certamente contribuirão para uma renovação técnico-administrativa. Hoje, a COHAB/SC é vista como uma parceira digna e segura para investimentos, motivo de orgulho e de comemoração em mais um aniversário.